Na quarta-feira, 22 de maio, a Associação Paulista de Medicina realizou mais um dos seus tradicionais webinars, com o tema “Obesidade e emagrecimento”. O encontro foi apresentado pelo presidente da APM, Antonio José Gonçalves, e moderado pelos diretores científicos da entidade, Paulo Manuel Pêgo Fernandes e Marianne Yumi Nakai.
Para ministrar as palestras, foram convidados Bruno Halpern, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), e Denis Pajecki, membro da diretoria de Cirurgia Bariátrica da ABESO.
Cenário
De acordo com Denis Pajecki, atualmente o planeta vive uma epidemia de obesidade crescente. Dados da revista The Lancet (periódico científico britânico), apresentados por ele na apresentação, apontam que, no mundo, um bilhão de pessoas estão obesas. O estudo apresentou ainda que, entre 1990 e 2022, a taxa de obesidade mais que dobrou entre mulheres (de 8,8% para 18,5%) e quase triplicou entre homens (de 4,8% para 14,0%).
O profissional salientou ainda que, no Brasil, o número estimado de pessoas com obesidade é de 50 milhões, representando mais de 26,8% da população. Com relação ao sexo biológico dos indivíduos, mulheres possuem leve predominância, com 20,7% dos casos, enquanto homens aparecem com 18,7%. Outro fator apontado pelo especialista foi relacionado à população de baixa renda e menor escolaridade, que está crescendo em taxas de obesidade.
“Aproximadamente 10% desses indivíduos têm o que chamamos de obesidade grave. No Brasil, esse número representa aproximadamente cinco milhões de pessoas, sendo esses os candidatos a cirurgias bariátricas e metabólicas”, pontuou.
Segundo ele, o…