Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), dos cerca de 1 bilhão de obesos, 650 milhões são adultos, 340 milhões são adolescentes e 39 milhões são crianças. Esse número, de acordo com a Organização, continua crescendo. Já dados da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) mostram que, em 2021, a obesidade foi responsável, nas Américas, por 2,8 milhões de mortes por doenças não transmissíveis (DCNT) como as cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e certos tipos de câncer.
Além de reduzir a qualidade de vida, a obesidade predispõe os indivíduos a diversas consequências clínicas e nutrológicas como diabetes mellitus tipo 2, asma, gordura no fígado, hipertensão arterial, síndrome metabólica, doenças ortopédicas e alguns tumores.
Para disseminar conhecimento científico sobre essa doença considerada crônica, a ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia promove a quarta edição do CIOB – Curso Internacional de Obesidade, com início em maio. Éa pós-graduação lato sensu mais completa e atualizada na área, ministrado por um corpo docente nacional e internacional, composto por doutores, mestres e especialistas em Nutrologia.
Realizada de forma on-line e reconhecida pelo MEC, a formação é abrangente e tem pontuação curricular elevada, ideal para médicos que buscam se preparar para a Prova de Título de Especialista em Nutrologia.
O CIOB é uma oportunidade de troca de conhecimento e atualizações sobre obesidade, suas comorbidades, tratamento nutroterápico, farmacológico e mudanças do estilo de vida, baseado em evidências científicas. Hoje, o tratamento multidisciplinar da obesidade demanda cada vez mais especialistas e o curso é um passo importante nesta qualificação.
O curso tem uma carga de 360 horas e 7 meses de duração. Inclui 180 aulas gravadas na plataforma, além de encontros on-line síncronos, entre alunos e professores. Os módulos práticos…