Cinco congressos oficiais da Hospitalar 2024 vão colocar em pauta questões envolvendo tecnologia, hotelaria e facilities, atendimento domiciliar, serviços em saúde e reabilitação

hospitalar
(Foto: Divulgação)

A 29ª Hospitalar reunirá, de 21 a 24 de maio, as principais lideranças da cadeia de saúde para apresentar as novidades e tendências da área, além de promover o debate de temas atuais, envolvendo principalmente o uso da inteligência artificial generativa na cadeia de saúde. Principal evento de saúde e principal plataforma de geração de negócios e networking do setor na América Latina, a Hospitalar, será realizada no São Paulo Expo, em São Paulo.

Nos dias 22 e 23 de maio, serão realizados cinco congressos oficiais para lançar foco sobre áreas importantes do setor de saúde: o CISS (Congresso Internacional de Serviços de Saúde), o H&F Congresso de Hotelaria e Facilities (equipamentos, soluções e serviços para manutenção da infraestrutura hospitalar), o FDHIC – Future Digital Health International Congress (tecnologia e inovação com big data, analytics, telemedicina, entre outros), o CAD (Congresso de Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição) e o CR (Congresso de Reabilitação).

FDHIC

O FDHIC – Future Digital Health International Congress vai reunir 60 palestrantes brasileiros e estrangeiros em 36 conferências, para debater o impacto da inteligência artificial generativa (GenAI) na saúde, que se transformou em um novo marco no desenvolvimento tecnológico nas cadeias de serviço. “Nós estamos no meio da mais importante revolução civilizatória da humanidade. E as GenAIs são responsáveis por essa revolução, porque significam a imersão em um novo tempo da tecnologia”, afirma Guilherme Hummel, coordenador científico do congresso.

Cada dia do “GenAI Brasil 2024” será focado em um usuário da inteligência artificial generativa: o paciente, os provedores e fontes pagadoras, a Medicina Diagnóstica e o setor público e a academia. O encontro apresentará cases de sucesso e abordará aspectos éticos, bioéticos e de privacidade da GenAI, seus desafios e limitações. Mostrará como a tecnologia pode revolucionar a medicina de precisão, ao oferecer diagnósticos e tratamentos mais adequados a cada paciente. E destacará a importância da colaboração da comunidade global para o desenvolvimento de pesquisas e compartilhamento de informações e experiências. Acesse Link para conferir a programação completa.

Facilities e Hotelaria

O H&F – Congresso de Hotelaria e Facilities vai dar um enfoque especial sobre a aplicação do conceito de governança ambiental, social e corporativa (ESG) no segmento. Sob o tema “Da infraestrutura à jornada do paciente”, palestras, mesas-redondas e estudo de casos abordarão temas como a economia de recursos hídricos e energéticos nos edifícios hospitalares, o gerenciamento de resíduos sólidos e a economia circular, as novas tecnologias para redução de consumo em processamento de roupas e cases de inovação na busca de práticas sustentáveis nas áreas de apoio.

O encontro terá sessões orientadas para quatro grandes eixos: infraestrutura, comportamento e sustentabilidade, inovação e cliente. A primeira tratará da importância da padronização da infraestrutura na era da expansão. “O setor de facilities têm de garantir que, nesse processo, os serviços sejam padronizados e tenham a mesma qualidade dos oferecidos no prédio original, de modo que o paciente se sinta o mais próximo possível da realidade onde a marca se originou”, afirma o coordenador científico do congresso, Marcelo Boeger.

A sessão sobre comportamento e sustentabilidade destacará iniciativas de hospitais que visam ao cultivo de hortas próprias, à compra de alimentos de pequenos produtores rurais e ao aproveitamento máximo de vegetais. O eixo de inovação apresentará cases de sucesso sobre o uso de armário inteligente de uniforme privativo e o controle de desempenho de facilities por meio da internet das coisas (IoT). A sessão dedicada ao cliente abrirá espaço para mostrar o impacto da Net Promoter Score (NPS), metodologia de satisfação do cliente, e discutir os gargalos do check-in e check-out. Confira a programação completa pelo site Link.

CISS

Sob o tema “O Impacto Prático Assistencial e Estratégico das Tecnologias nos Sistemas de Saúde Nacionais e Globais”, o CISS – Congresso Internacional de Serviços em Saúde discutirá o potencial transformador desses avanços em várias áreas do setor, como os serviços de caráter clínico-assistencial, medicina diagnóstica, educação médica, treinamento de lideranças, programas de pesquisa e desenvolvimento de ferramentas.

A coordenadora de Planeamento e Inovação na Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS, Vanessa Ribeiro, abrirá a programação internacional, falando sobre o novo modelo de remuneração de hospitais e demais serviços de saúde relacionados ao risco individual do paciente, cuja adoção está em curso no país. O executivo David Fernandes Rodriguez, gerente geral da Transmural Biotech, na Espanha, vai discorrer sobre soluções digitais que usam inteligência artificial e algoritmos como base preditiva para diagnósticos médicos, constituindo-se soluções úteis para a triagem dos pacientes com fatores de risco.

O congresso dará destaque aos desafios atuais da acreditação em todo o mundo. O médico Carsten Engel, CEO da ISQua, vai falar sobre os marcos regulatórios e as metodologias de acreditação na transformação digital dos serviços de saúde. Já a presidente eleita da ISQua, Ellen Joan van Vilet, vai mostrar o papel da acreditação na criação de padrões e melhores práticas na assistência em saúde e na segurança de dados operacionais. Acesse Link para conhecer a programação.

Atenção Domiciliar

O uso da tecnologia e da Inteligência Artificial fora do ambiente hospitalar será o foco principal dos debates do CAD – Congresso de Atenção Domiciliar. A presidente do Encosad (Encontro Nacional de Serviços de Atenção Domiciliar), Cláudia Pedrosa, esclarece que o encontro mostrará como a Inteligência Artificial vai chegar até a atenção domiciliar sem perder a humanização. E como ela poderá ser utilizada para customizar o setor, com sustentabilidade financeira.

A utilização de dados e algoritmos é uma prática comum na área de saúde, mas no atendimento domiciliar esse procedimento pode se tornar um instrumento de prevenção no cuidado aos pacientes. “Com os dados que temos hoje, estamos sempre olhando no retrovisor. Vemos tudo o que ocorreu para trazer melhores práticas, seja de gestão, seja de cuidados. Com a inteligência artificial, vamos olhar para o futuro. Vamos entender que um paciente está piorando e não que ele já piorou e hospitalizou. Faremos o preditivo”, afirma Vivian Coutinho, gerente da ProCare Saúde e coordenadora de conteúdo do CAD.

Além da inteligência artificial, palestrantes estrangeiros e brasileiros tratarão de assuntos importantes, como eficiência operacional, logística, gestão de estoque de suprimentos e a diversificação dos serviços. Além de debater a captação e gestão de recursos do setor. Para conhecer mais detalhes sobre o congresso, acesse o site Link.

Reabilitação

O Congresso de Reabilitação vai discutir os desafios da qualidade do cuidado às condições crônicas de saúde, apresentando novas tecnologias que viabilizam o diagnóstico estrutural e funcional. Sob o tema “Um Olhar para o Diagnóstico”, o encontro debaterá indicações inovadoras e apresentará os novos protocolos, diagnósticos e abordagens terapêuticas em diferentes áreas.

O evento vai investigar o impacto da sarcopenia sobre o sistema osteoarticular, as alterações respiratórias, o risco cardiovascular, as lesões encefálicas e o pós-covid. Também abordará o tratamento da dor incapacitante da osteoartrose do joelho, as vantagens da estimulação elétrica funcional e o uso da terapia fotônica na reabilitação. A programação prevê ainda palestras sobre os grandes desafios das amputações no País e as novas tecnologias para o atendimento dos amputados.

De acordo com a coordenadora científica do congresso, a professora Linamara Rizzo Battistella, as questões que envolvem a funcionalidade, nas condições crônicas de saúde, estão conectadas com o acesso às tecnologias assistivas. “Acesso e qualidade são desafios para o sistema de saúde”, afirma. Para discutir o modelo de financiamento pelo sistema de saúde pública e suplementar, o congresso reunirá os dirigentes dos maiores serviços de reabilitação do País para apresentarem a frequência de dispensação de tecnologias assistivas e os desafios do financiamento público. Para conferir a programação completa, acesse Link.

Ingressos

Acesse o site Link e compre seu ingresso para o congresso que deseja assistir. Quem fizer a aquisição, ganhará um ingresso para visitar a feira de negócios durante quatro dias. Confira agora as principais informações sobre os congressos da programação oficial.

*Informações Assessoria de Imprensa