SBPT e Ministério de Portos e Aeroportos discutem medidas para facilitar viagens aéreas de pacientes com doenças respiratórias graves


Na última terça-feira (23/04), a presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia (SBPT), Dra. Margareth Dalcolmo e o secretário-geral da entidade, Ricardo Martins reuniram-se com técnicos do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) para discutir medidas que facilitem as viagens aéreas de pacientes com doenças respiratórias graves.

A reunião contou com a presença do diretor do Departamento de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil (DINV/SAC/MPOR); da coordenadora-geral de Gestão da Aviação Civil da Secretaria Nacional de Aviação Civil (DINV/SAC/MPOR), Karla Andrea Rodrigues dos Santos; o coordenador (DINV/SAC/MPOR), Carlos Eduardo Gomes Souza; e da analista (DINV/SAC/MPOR), Joana Grosskopf. 

Na ocasião, a presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Dra. Margareth Dalcolmo expressou preocupação com as queixas recebidas de médicos pneumologistas associados à SBPT. “Muitos têm relatado diferentes padrões de exigências, por parte das companhias aéreas, em viagens de pacientes com doenças respiratórias graves, inclusive daqueles em busca de tratamentos que melhorem sua condição de vida, como é o caso dos transplantes de pulmão”, compartilhou a presidente.

Para enfrentar esse desafio, a SBPT propôs um trabalho conjunto para minimizar os transtornos enfrentados por esses pacientes e garantir sua segurança e conforto durante suas viagens aéreas.

“Acreditamos que uma colaboração com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) pode fornecer respostas valiosas para garantir a segurança e o conforto desses pacientes durante suas jornadas aéreas”, destacou Margareth Dalcolmo. “Por isso, o nosso interesse em discutir possíveis iniciativas de conscientização e treinamento para o pessoal aeroportuário sobre como lidar adequadamente com passageiros que possuem necessidades específicas devido…



Leia Mais >