A realização do mais recente webinar da Associação Paulista de Medicina, que aconteceu na última quarta-feira, 17 de abril, foi direcionada ao tema “Principais Dúvidas na Residência Médica”. A transmissão, realizada pelo YouTube, contou com a apresentação do presidente da Associação Paulista de Medicina, Antonio José Gonçalves, e com a moderação da diretora Científica da instituição, Marianne Yumi Nakai.
No formato de bate-papo, o webinar recebeu o presidente da Associação Nacional de Médicos-Residentes, Lucas Rinaldi Faidiga, e o representante da mesma entidade, Miguel Batista Ferreira Neto – ambos residentes – para darem mais detalhes sobre o tópico, compartilharem experiências e elucidarem dúvidas.
Antonio Gonçalves relembrou do seu período enquanto residente, ressaltando que, naquela época, não havia a Comissão Nacional de Residência Médica, fazendo com que os médicos residentes fossem uma mão de obra barata – algo que mudou com o passar do tempo e com a conquista de novos direitos. “Eu acho que não há dúvida nenhuma de que a residência ainda é a melhor maneira de se formar o médico em um curto espaço de tempo. O que a gente ganha de formação é uma bagagem inestimável, a importância de nós termos residências de qualidade é porque o médico será considerado um especialista na área e isso precisa ser preservado.”
Férias
A primeira pauta da roda de conversa foi sobre as férias dos residentes. Recentemente, foi aprovado em caráter de emergência o Projeto de Lei 01732/2022, que diz respeito ao fracionamento das férias do médico residente, de modo que poderão escolher se preferem tirar o período de descanso em 30 dias…