A vida e saúde do paciente antes de mais nada. Assim é ensinado até hoje nas universidades que oferecem cursos na área da saúde. As universidades não estão erradas; é fato que para um profissional de saúde o bem-estar do paciente seja seu principal objetivo. Mas é preciso pensar além disso: como fica a saúde do profissional de saúde? E isso inclui refletir sobre a saúde financeira, de marca e, claro, a saúde do profissional.
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“Estamos em 2024 e ainda não é ensinado aos estudantes da área da saúde sobre empreendedorismo. Saímos da faculdade sem bagagem nenhuma a respeito de negócios e o efeito disso é um grande número de profissionais excelentes se submetendo a um esquema de plantões que acaba comprometendo, inclusive, sua saúde mental”, explica Dra Marcela Rassi, médica endocrinologista e mentora de negócios para profissionais da saúde. “Ensinar sobre mentalidade empreendedora é também abrir caminho para que esses profissionais façam escolhas mais saudáveis em seus estilos de vida”, completa a profissional.
Marcela, com o propósito de ajudar colegas da área na construção de carreiras de sucesso, criou um programa de mentoria para desenhar junto de seus clientes, os melhores caminhos de carreira. Mais do que isso, ela auxilia cada mentorado na transição desse pensamento: de profissional da saúde para empreendedor da saúde. “Existe uma diferença de pensamento entre se enxergar como um profissional da saúde e um empreendedor da mesma área. Como empreendedores, pensamos no bem-estar do paciente – sempre – mas também em criar um ecossistema justo ao profissional que cuida desse paciente. Trabalhamos a consciência de precificação adequada, de mostrar valor ao paciente e de construir uma carreira que faça sentido ao desejo de cada mentorado”, fala a profissional, que está à frente de sua clínica particular em Brasília.
Desenvolver a mentalidade empreendedora é entender que ainda na faculdade é o momento de começar a trabalhar a sua imagem nas redes sociais, por exemplo. Para profissionais já formados, a mentalidade empreendedora auxilia a mudar o pensamento fixo de que é preciso “cobrar pouco para praticar de verdade a Medicina” quando, na verdade, o preço é muito mais atrelado à experiência do paciente e ao valor entregue nesta experiência. Desenvolver uma mentalidade de crescimento é compreender o tipo de público com quem se trabalha: conveniado ou particular, de qual classe social… “São detalhes que precisam ser pensados tão logo a pessoa comece a atuar porque são escolhas fundamentais na construção de um negócio em saúde. A construção de uma marca forte em saúde passa pelo aprendizado de entregar experiência com excelência ao paciente, pela construção de autoridade através de conteúdos postados em redes sociais, inclui também noções básicas de administração e gestão para que esse profissional da saúde possa delegar as pessoas certas para ajudar nessa etapa. É algo complexo e que deveria ser ensinado ainda na faculdade”, complementa Marcela.
A ideia da construção da mentalidade empreendedora em um profissional da saúde tem como maior objetivo dar a este profissional a chance de desenvolver a carreira de acordo com as suas escolhas de vida – seja atender em uma clínica própria, em um espaço de outro colega, seja como médico em um hospital privado ou trabalhando na saúde pública. “O objetivo é que o profissional, dentro da sua escolha de vida, possa desenvolver o seu potencial máximo e, com isso, entregar o seu melhor a cada paciente”, finaliza Marcela.
*Informações Assessoria de Imprensa