No dia 3 de abril, a Associação Paulista de Medicina promoveu mais uma edição dos seus webinars tradicionais, cujo tema foi “Publicidade médica e novas resoluções”. Antonio José Gonçalves, presidente da APM, apresentou o evento acompanhado pelos diretores Científicos Paulo Manuel Pêgo Fernandes e Marianne Yumi Nakai, que foram moderadores das conferências.
Os palestrantes convidados foram Angelo Vattimo, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), e Renato Azevedo, diretor de Comunicações Adjunto da APM e conselheiro do Cremesp. Eles apontaram as principais mudanças em relação ao tema e elucidaram os pontos éticos na divulgação de propagandas.
Na abertura, o presidente da APM lembrou que este é o terceiro webinar do ano e agradeceu aos convidados e moderadores. “O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou no final do ano passado a Resolução 2.336/2023, que normatiza a publicidade médica. Isso mudou bastante devido às mídias sociais e outros fatores que os palestrantes irão explicar”, comentou.
Paulo Pêgo afirmou que a publicidade médica é um tema palpitante, com várias novidades a serem discutidas. “Estamos em uma fase de mudanças na Medicina, do ponto de vista do mercado médico, da concentração de hospitais, da abertura de escolas médicas, entre outros. Portanto, mais do que nunca, essa convivência e troca entre APM e outras entidades médicas é crucial para avançarmos”, pontuou.
Principais mudanças
Angelo Vattimo iniciou sua apresentação esclarecendo que a publicidade é o ato de publicar dados essenciais e informativos sobre produtos ou serviços para esclarecer e/ou atrair o consumidor – no caso dos médicos, o…