A Atend Já, rede de clínicas low cost, deu um passo inovador ao introduzir a tecnologia de realidade virtual em seus atendimentos, especialmente direcionado para pacientes com autismo e crianças.
Leia também: Acesso a bulas digitais cai 57,74% em dois anos; plataforma alerta para riscos da desinformação
A utilização da realidade virtual surgiu como uma proposta de uma ferramenta terapêutica que tem mostrado resultados promissores no manejo da ansiedade e do medo em diversos contextos clínicos. No caso de pacientes com autismo e crianças, que frequentemente apresentam sensibilidades sensoriais aumentadas e dificuldades na comunicação e interação social, essa abordagem se revela ainda mais benéfica.
“Durante o procedimento, os pacientes são imersos em ambientes virtuais cuidadosamente selecionados, nos quais são introduzidos em uma história e podem interagir com personagens animados, participando de narrativas envolventes. Essa experiência proporciona uma distração eficaz, reduzindo a percepção de desconforto e minimizando traumas e ansiedade associada aos procedimentos médicos”, explica Rafael Grizzo, CEO da Atend Já.
A Atend Já foi pioneira em utilizar realidade virtual em clínicas de baixo custo. A ferramenta visa proporcionar uma experiência mais acolhedora e tranquila durante procedimentos médicos, como coleta de sangue, contribuindo para um tratamento mais humanizado e empático.
“Criamos em parceria com a Immersitech esse projeto animado. Todo o processo do atendimento é acompanhado pelo paciente em uma nova realidade, ou seja, ele experimenta as sensações, porém de uma nova perspectiva contada através dos óculos. Conseguimos transformar o choro e o trauma das crianças em uma experiência positiva e divertida, tornando o momento da coleta de sangue ou aplicação de vacina tranquilo e agradável, tanto para as crianças, quanto para os pais”, comenta Grizzo.
Um dos aspectos mais significativos desse uso da realidade virtual é a capacidade de criar uma conexão emocional e uma atmosfera de confiança entre os pacientes e os profissionais de saúde. Ao invés de associar o ambiente clínico a experiências negativas e traumáticas, os pacientes podem vivenciar momentos de conforto e tranquilidade, facilitando de forma colaborativa durante todo o procedimento.
Assim, a realidade virtual não apenas impulsionou o crescimento da Atend Já como uma franquia de sucesso, mas também transformou a forma como os pacientes vivenciam os cuidados de saúde. Ao colocar a tecnologia no centro da narrativa, Grizzo e a Atend Já demonstram como a inovação pode criar impacto positivo e promover uma mudança na abordagem de atendimentos empáticos.
Em 2018, a Atend conquistou suas primeiras unidades de franquia. E hoje conta com mais de 200 franquias espalhadas pelo Brasil com um faturamento de R$ 15 milhões em 2023, e para 2024 as projeções indicam que esse número pode chegar a R$ 24 milhões.
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate