Na última quarta-feira, 13 de março, a Academia de Medicina de São Paulo realizou a segunda edição de 2024 de sua tradicional Tertúlia Acadêmica. O evento aconteceu na sede da Associação Paulista de Medicina e recebeu como palestrante o atual diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Celso Fernandes Campilongo, que trouxe “Direito e Saúde na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo” como tema central da reunião.
“Ele foi conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o famoso Cade, e atuou como secretário-executivo do Ministério da Justiça em 2002. Hoje, o Celso irá nos brindar com sua apresentação sobre Direito e Saúde na história da Universidade de Direito de São Paulo. Estou muito grato pela sua presença e espero que o senhor saia nos enriquecendo muito”, disse o presidente da AMSP, Helio Begliomini.
Campilongo relembrou que o Direito, a Medicina e a Engenharia constituem as chamadas “profissões imperiais”, ou seja, que foram desenvolvidas durante o Império e que funcionaram como a base do que, mais tarde, viria a se transformar no sistema universitário brasileiro. Ele também recordou que a Faculdade de Direito da USP e a Faculdade de Olinda – que posteriormente seria transferida para Recife – foram as primeiras faculdades de Direito do Brasil, sendo referências culturais para o País.
Por conta disso, a Faculdade de Direito da USP reserva algumas especificidades que lhe asseguram a sua tradição. “Na época, a Faculdade de Direito já era uma grande referência, muito respeitada. A impressão que eu tenho é que, não é por acaso que o Instituto Histórico e Geográfico foi criado dentro dela e, com ele, quatro meses depois, a Academia de Medicina de São Paulo. Porque já…