Desde 2018, a Unimed Cascavel tem se destacado ao adotar a inovação como um dos pilares fundamentais de sua estratégia corporativa. Esse compromisso com a vanguarda tecnológica e criatividade é perceptível em todas as etapas de seu planejamento estratégico, que agora incorpora “ingredientes de inovação” desde a fase de concepção até a execução.
A abordagem da cooperativa se baseia no emprego de ferramentas, como Design Thinking, facilitação gráfica e storytelling, com o intuito de envolver de maneira eficaz colaboradores e cooperados na construção da estratégia.
“Tudo isso para engajar nosso público interno na construção da estratégia, até porque uma das principais premissas que temos dentro da temática de inovação é a de que por mais que os projetos e ações se voltem na maioria das vezes para softwares, processos automatizados, o fator principal disso tudo são as pessoas”, enfatiza Everton Garboça, do Núcleo de Projetos da Singular.
A Singular não se limita apenas à elaboração de estratégia inovadora, como também implementou programas de inovação interna e aberta em busca da constante evolução. Os resultados dessa visão vão além do esperado.
“Conseguimos evoluir de forma considerável na cultura de inovação e isso nos fez avançar em sempre pensar de formas criativa e inovadora para tudo que fazemos em nosso dia a dia. O que tem resultado em melhora no desempenho operacional da cooperativa e também na melhora da satisfação de cooperados, clientes, fornecedores, colaboradores e prestadores”, realça Luciana Lazzari, superintendente-geral da Unimed Cascavel.
A cooperativa também lançou programas específicos para fomentar a inovação interna, como a Fábrica de Inovação,…