A proteção solar é fundamental para manter a saúde da pele e prevenir danos causados pela exposição aos raios ultravioleta (UV) do sol. A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para proteção contra os efeitos danosos dos raios solares é que seja usado protetor solar – de FPS no mínimo 30 – nas regiões mais expostas ao sol, devendo ser reaplicado a cada três horas. Mas a proteção vai muito além do filtro solar de acordo com a médica cooperada da Unimed Curitiba Rossana Spoladore, especialista em Dermatologia.
Para ela, além dos cuidados básicos com a pele, uma alimentação balanceada também é importante fator de prevenção e reforça a mudança de hábitos para garantir mais bem-estar e qualidade de vida. “A pele é o maior órgão do corpo humano e precisa de cuidados diários com limpeza e hidratação da face e do corpo, mas também é beneficiada de dentro para fora, ou seja, fica mais protegida e bonita quando é bem nutrida”, comenta. A especialista alerta ainda que a proteção deve ser até maior para pessoas que já tiveram câncer de pele ou que são muito claras (com olhos e cabelos claros), para aquelas que têm antecedentes de câncer de pele na família ou pessoas com muitos nevos (pintas) ou manchas. “O fator de proteção para essas pessoas deve ser acima de 50 para proteger de raios UVB e UVA”, completa. Com práticas simples, é possível reduzir significativamente o risco de desenvolver a doença.
Leia também: Você sabe como cuidar da pele?
Veja dicas para prevenir o câncer de pele
Cuide diariamente da sua pele
Limpe, hidrate e use protetor solar todos os dias em regiões mais expostas como rosto, pescoço, braços e mãos, mesmo em dias mais nublados. Os produtos utilizados devem ser escolhidos de acordo com o tipo de pele. Os hidratantes e protetores podem conter ativos buscando o rejuvenescimento ou para cuidados com manchas. Protetores…