A preparação de uma nova vida é uma jornada magnífica da existência humana que vem marcada por ansiedade e descobertas. A maneira como esse bebê chegará ao mundo costuma ser um ponto de dúvida dos papais em pelo menos algum momento da gestação. Para auxiliar nesse processo, a Unimed Cascavel realizou em 13 de dezembro o 2º Workshop de Preparação para o Parto. Ao todo, 30 gestantes beneficiárias da cooperativa (na presença de seus acompanhantes) estiveram no auditório do Espaço Viver Bem.
“O nosso objetivo foi, principalmente, desmistificar e esclarecer a importância da via de parto vaginal e incentivar as mulheres a respeitar os sinais do corpo para que a natureza aja da forma como deve ser no momento da chegada do bebê”, disse a psicóloga Ariella Sousa, da Unimed Cascavel.
Leia também: A importância do acompanhamento da gestação ao puerpério imediato
Após serem recepcionadas, as participantes e os acompanhantes vivenciaram um momento de meditação guiada, conduzido pela terapeuta Thaís Andrade. Em seguida, a enfermeira obstétrica Ariana Tasca ministrou uma palestra sobre as fases do trabalho de parto e a importância da presença do acompanhante. “Com o workshop foi possível ir além da explicação teórica, bem como abordar os principais sinais e fases do trabalho de parto, direitos da mulher, importância de ter o plano de parto, além de outras informações compartilhadas”, ressaltou a enfermeira.
O workshop ainda teve a presença de Jessica Marques da Silva, beneficiária que participou do Programa Cegonha e optou pelo parto vaginal. Hoje o Murilo está com quatro meses. “Quando eu estava participando do Cegonha, ouvi o depoimento de uma mãe que serviu de inspiração para eu escolher o médico que conduziria o meu parto natural. Eu sempre quis assim e foi um trabalho de parto bem tranquilo, com a doula e o obstetra acompanhando tudo. Eu percebi o quanto foi…