Se aprovada, a proposta permitirá a liberação dessa importante modalidade aos pacientes da saúde suplementar.
A reunião vem na sequência de uma série de ações. A primeira submissão da proposta ocorreu em 28 de dezembro de 2022. Na primeira semana de janeiro de 2023, a SBN recebeu a informação que a solicitação tinha sido indeferida.
Em fevereiro de 2023, a nova diretoria da SBN e o Comitê de Diálise Peritoneal da SBN, representados por Viviane Calice-Silva, reuniram-se para traçar estratégias para reajustar os documentos para resubmissão. Uma consultoria externa, em parceria com a SBN, reavaliou o relatório e os pontos pendentes que levaram à inelegibilidade.
Entre março e maio de 2023, o grupo de trabalho revisou o texto do relatório, planilhas e realizou a criação de um novo fluxograma de tratamento relacionado à utilização da diálise peritoneal ambulatorial automática. Após correções, a nova submissão foi realizada em 7 de junho de 2023.
Na reunião técnica de 11.12, as entidades participantes se posicionaram favoralmente à proposta da SBN em relação a inclusão da DPA no rol da ANS. A SBN aguarda o parecer final por parte da ANS.