Nos dias 10 e 11 de novembro, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) reuniu mais de 50 participantes, de todo o país, para as aulas presenciais do II Curso Nacional de Cuidados Paliativos em Pneumologia, realizado no Centro de Treinamento da SBPT, em Brasília.
Voltado para pneumologistas, intensivistas, cirurgiões e demais interessados na temática, o curso teve como objetivo capacitar os profissionais na assistência aos pacientes com doenças pulmonares avançadas e em fim de vida, considerando a individualidade para um atendimento integral e humanizado que proporcione qualidade de vida e dignidade de morte.
De acordo com a coordenadora do curso, Dra. Lícia Zanol, as aulas promoveram a intersecção necessária entre as doenças pulmonares avançadas e a assistência de cuidados paliativos, oportunizando o debate e o compartilhamento de experiências, casos e dúvidas.
“Nesse sentido, o apoio da Academia Nacional de Cuidados Paliativos foi fundamental, com a participação de alunos e palestrantes paliativistas, além dos pneumologistas, que puderam trocar experiências e, também, adquirir novos conhecimentos para serem adotados em seus respectivos trabalhos e, consequentemente, no relacionamento com o paciente”, explicou Zanol.
Para isso, as aulas abordaram os aspectos gerais dos cuidados paliativos e a interface com a pneumologia, incluindo o manejo da dispnéia incapacitante e de sintomas respiratórios; Controle de sintomas gerais em Doença Pulmonar Avançada e o papel da equipe multidisciplinar; Estratégias de comunicação difícil em saúde; Discussão de casos para compreender os cuidados paliativos na prática; entre outros temas.
Com o tema “Cuidados Paliativos: o que, como, quando e por quê”, a diretora de comunicação da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Dra. Erika Lara, destacou a importância da reabilitação…