Uso de AINEs pode agravar doenças respiratórias

aines
(Foto: Freepik)

Doença respiratória exacerbada pelo uso de anti-inflamatório (AINEs) pode acometer pacientes que têm rinite e ser um fator para desencadear crises de asma, com agravamento dos sintomas. Os AINES responsáveis por agravar a rinite e a asma são o ácido acetilsalicílico (AAS), a nimesulida, ibuprofeno, entre outros anti-inflamatórios.

“O uso de AINEs deve ser evitado em pacientes com asma e rinite e o médico alergista imunologista deve orientá-los sobre os medicamentos que não interferem nessa cascata inflamatória”, comenta Adriana Teixeira Rodrigues, que ministrará aula sobre o assunto durante o 50º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, em Maceió, entre os dias 17 e 20 de novembro.

Para a especialista, é um desafio para o alergista imunologista conduzir o tratamento desses pacientes, já que essas doenças causam perda de qualidade de vida, com prejuízo no trabalho e no sono.

Adriana explica que a exacerbação da doença respiratória acontece pelo mecanismo de ação dos AINEs, que inibem um “braço” ou “um lado da balança”. “Essas substâncias que ficam elevadas geram o aumento da inflamação nasal e brônquica. No paciente com rinite, essa inflamação se apresenta com um quadro clínico mais intenso, com obstrução nasal mais persistente, formação de pólipos nasais, alterações do olfato entre outros”, explica Adriana.

A alergista e imunologista conta que, antigamente, a presença dos pólipos nasais levava esses pacientes a cirurgias recorrentes para alívio dos sintomas de congestão e tentativa de melhora do olfato.

“Atualmente, novos tratamentos com imunobiológicos são uma tentativa de controle da doença respiratória exacerbada pelo uso AINEs, sem a necessidade de cirurgias recorrentes para retirada dos pólipos. Essas novas terapias vão diminuir os gastos com cirurgias e com melhora acentuada da qualidade de vida, já que há um maior controle da rinossinusite e asma”, ressalta Adriana.

Maceió receberá 187 palestrantes nacionais e internacionais, entre os dias 17 e 20 de novembro, para a 50ª edição do Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, que este ano traz o tema “As Múltiplas Faces da Alergia e Imunologia”. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

50º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Data: de 17 a 20 de novembro

Local: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso – Rua Celso Piatti, S/N – Jaraguá, Maceió

Informações e Inscrições: https://congressoalergia2023.com.br/

*Informações Assessoria de Imprensa