Considerado o maior evento de otorrinolaringologia da América Latina, o 53º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, que vai ocorrer de 30 de novembro a 2 de dezembro, em Salvador (BA), reunirá palestrantes internacionais, vindos de países como Chile, Colômbia, Espanha, Austrália, Turquia, Itália e Bélgica.
Entre as autoridades de reconhecimento mundial confirmadas, para falar sobre o campo da Rinologia, está Jivianne T. Lee, dos Estados Unidos, professora associada do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da University of California, Los Angeles (UCLA) David Geffen Escola de Medicina. Ela abordará sobre inovações em tratamento clínico e cirúrgico das doenças que acometem o nariz e seios em torno ou próximos do nariz e gestão multidisciplinar da rinossinusite crônica com pólipos nasais.
Na especialidade de Laringologia, a programação terá uma palestra sobre dilemas cirúrgicos e tomadas de decisões para pacientes que trabalham com a voz e a laringe irritável -pacientes com tosse ou pigarro persistentes-, com o americano Blake Simpson, professor e diretor da Divisão de Laringologia da University of Alabama at Birmingham (UAB) e codiretor do UAB Voice Center. O médico é especialista no tratamento de pacientes com distúrbios da voz e das vias aéreas superiores.
O congresso reúne também o cirurgião plástico e otorrinolaringologista da Alemanha, Wolfgang Gubisch, que é referência mundial em rinoplastia. Ele destacará as técnicas mais atuais em rinoplastia primária e secundária. Dos Estados Unidos, virá o especialista em rejuvenescimento facial primário e de revisão e rinoplastia, Neil Gordon, que discorrerá sobre as técnicas para rejuvenescimento da face.
Ainda são destaques o chefe de otorrinolaringologia do hospital Dr. Luis Calvo Mackenna de Santiago-Chile, Alvaro Pacheco, que participará de mesas-redondas sobre síndrome da apneia obstrutiva do sono e disfagia na infância; e o australiano Shyan Vijayasekaran, que atua no Perth Children’s Hospital e dará um minicurso sobre manejo do excesso de saliva e aspiração.
O evento também terá palestrantes na área de Otologia, como Levent Sennaroğlu, da Turquia, que vai abordar as malformações da orelha interna; o espanhol Javier Gavilán Bouzas e Rafael Jaramillo, da Colômbia, que discorrerão sobre dispositivos de condução óssea em 2023.“Nesta edição do Congresso, queremos enriquecer o conhecimento médico com a presença de especialistas renomados, tanto nacionais quanto internacionais, que compartilham conosco os avanços mais recentes em pesquisa e prática clínica, além de abrilhantar nossa atividade clínica e contribuir para o avanço da Otorrinolaringologia no Brasil e no mundo”, finaliza o presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), José Jurado.
Serviço
53º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico FacialLink
Data: 30 de novembro a 2 de dezembro Local: Centro de Convenções de Salvador – BA | Avenida Octávio Mangabeira, 5.490 – Boca do Rio Inscrições: