A maior parte dos recursos é destinada ao aumento de 20% nos repasses para custeio das internações e atendimentos de urgência e emergência pelo SUS para hospitais privados e filantrópicos. O objetivo é ampliar o acesso, a qualificação e a estruturação de aproximadamente 240 unidades hospitalares, que respondem pelo atendimento de mais 70% da demanda de urgência no Paraná.
Para o presidente da FEMIPA, dr. Charles London, os recursos vêm em boa hora. “Não resolvem o nosso problema de subfinanciamento, mas são um passo importante para viabilizar um equilíbrio entre receita e despesa”, disse. Ele reforçou que o momento é de agradecimento, de reconhecer a responsabilidade do governo e da Sesa com a Saúde do estado.
“Nossas instituições são muito relevantes para o Sistema Único de Saúde – somos responsáveis por aproximadamente 70% dos atendimentos no estado. Em nome dessas entidades, agradecemos e reconhecemos o importante trabalho que vem sendo realizado. Temos sido parceiros da Secretaria ao longo da história. No grande desafio da pandemia, estivemos juntos, e os hospitais filantrópicos e as santas casas foram fundamentais. E, mais uma vez, reafirmamos que estamos juntos nesta caminhada de melhoria da qualidade de vida do cidadão paranaense”, afirmou.
Ainda segundo London, as entidades sem fins lucrativos ainda sofrem com a defasagem entre o que é gasto e o que é remunerado. Por isso, a FEMIPA tem realizado um trabalho importante de…