Quando se trata de manter a saúde bucal em dia, a maioria das pessoas pensa apenas em escovar os dentes regularmente e fazer visitas periódicas ao dentista. Embora essas práticas sejam essenciais, também é importante manter bons hábitos alimentares e outros cuidados que também são essenciais para a manutenção da saúde bucal.
José Todescan Júnior, especialista em Prótese Dental, odontopediatria e endodontia, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, da IFED (International Federation Esthetic Dentistry) e da Associação Brasileira de Odontologia Estética, explica como a alimentação e hábitos interferem na saúde bucal. “A alimentação ácida, com o uso de energético ou chá verde pela manhã, por exemplo, é completamente diferente da alimentação rica em açúcares que vai provocar a cárie que nada mais é do que a destruição dos minerais que formam os dentes pela ação dos ácidos produzidos pelas bactérias que ocupam a cavidade bucal. Já o consumo de alimentos ácidos provocam erosão e abrasão dos dentes”, explica.
Todescan também faz um alerta aos adeptos do suco verde. “Pacientes que tomam suco verde pela manhã devem sempre esperar de 30 a 40 minutos depois de ingerir para escovarem os dentes. Também é importante depois da ingestão comer algum alimento rico em cálcio como queijo, por exemplo”, recomenda
Pessoas que têm refluxo gastroesofágico devem evitar escovar os dentes logo que acordam. “Esse paciente não deve escovar os dentes pela manhã logo que acorda, porque vai acordar com a boca cheia de ácido. Na escovação, ele vai atritar a escova junto com o abrasivo que é o creme dental e vai acabar desgastando os dentes. Para higienizar a boca, esse paciente tem que esperar pelo menos de 30 a 40 minutos, após acordar”, alerta.
Os pacientes que gostam de nadar também precisam ter uma certa atenção. “Em uma piscina cheia de cloro, que é ácida e que também vai afetar os dentes, é preciso usar um creme dental à base de fluoreto de amina, e só depois pode entrar na piscina. O paciente deve comer algum alimento rico em cálcio e após 30 a 40 minutos deve escovar os dentes com a mesma pasta citada anteriormente, para evitar a corrosão”, afirma.
Pacientes bulímicos devem evitar escovar os dentes após vomitar. “Após o vômito nunca se deve escovar os dentes. Deve-se esperar um tempo para depois escovar os dentes para não ter o efeito desse ácido agindo na superfície dos dentes”, explica.
Todescan também fala da importância do paciente adotar hábitos saudáveis para saúde bucal. “Charles Dughigg, autor do livro ‘O poder do hábito’, fala uma coisa que eu acredito muito: ‘você precisa estar disposto a largar o hábito que te tornou doente’. A analogia que faço é com o paciente que gosta de tomar suco verde de manhã, o dentista pode até aconselhá-lo a parar com o consumo, mas se ele não parar, a culpa não é do dentista. O paciente pode até usar um canudo para diminuir o dano, mas não resolve o problema. Então, ele precisa estar disposto a mudar seus hábitos para evitar danos futuros”, finaliza.
*Infomações Assessoria de Imprensa