O cenário da publicidade médica no Brasil está passando por uma transformação significativa com as novas regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina – CFM. Agora, as clínicas têm permissão para utilizar redes sociais para fins de propaganda, compartilhar imagens comparativas de pacientes e divulgar valores de consultas e procedimentos.
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Dados levantados pelo Tribunal de Ética Médica – TEM apontam que publicidade médica foi o assunto mais recorrente nas sindicâncias em tramitação no ano de 2022. Das 171 sindicâncias em fase de diligências, 30% abordaram a propaganda na área da medicina. Agora, essas preocupações estão sendo endereçadas.
As novas regras divulgadas pelo CFM permitem que clínicas possam divulgar suas instalações e tecnologias, proporcionando aos pacientes uma visão realista do ambiente no qual serão tratados. “Isso cria uma conexão visual e ajuda a construir confiança desde o primeiro contato no ambiente digital”, revela Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria.
O compartilhamento de experiências de pacientes reais pode ser uma ferramenta poderosa. “Ao postar testemunhos e histórias de sucesso, as clínicas podem construir uma reputação sólida e autêntica. Além disso, será possível mostrar transformações reais através de imagens de antes e depois, sendo uma boa opção de marketing para demonstrar a eficácia dos procedimentos realizados no consultório”, pontua.
Para Feltrim, a permissão de divulgação de preços e formas de pagamento também beneficia diretamente os consumidores. “A transparência nos custos é valorizada pelos clientes. Agora, as clínicas podem informar os valores dos procedimentos e detalhes sobre como o pagamento pode ser realizado, permitindo que os pacientes façam escolhas mais bem informadas”, declara.
O especialista acredita que essa mudança não apenas redefine a forma como as clínicas se apresentam ao público, mas também exige uma gestão de tráfego e marketing digital mais estruturada. “As novas regras demandam uma estratégia digital bem definida e clínicas que investirem em marketing digital inteligente terão uma vantagem competitiva significativa. A personalização se torna essencial, sendo que cada cidade, público e especialidade pede uma abordagem única para maximizar o impacto e os resultados”, relata.
No entanto, o CEO alerta que não basta confiar apenas no mundo digital para atrair pacientes. A experiência deve ir além das postagens nas redes sociais. “É essencial oferecer condições de parcelamento acessíveis, ter um layout visual atraente que reflita a personalidade da clínica, uma equipe bem treinada e uma central de relacionamento que não apenas ofereça suporte, mas também tenha um foco comercial para construir relacionamentos duradouros”, revela.
Ao abrir as portas para a divulgação transparente, o CFM está permitindo que clínicas de todas as especialidades mostrem suas tecnologias, técnicas e condições. Essa mudança não apenas beneficia os pacientes, fornecendo informações cruciais para tomadas de decisão, mas também desafia os consultórios a inovarem continuamente. “Profissionais de saúde precisam se adaptar e abraçar essas ferramentas e tecnologias digitais em benefício de seus pacientes e do sucesso contínuo de suas práticas, oferecendo cuidados de qualidade e acessíveis a um número cada vez maior de pessoas”, finaliza.
*Informações Assessoria de Imprensa
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