Webinar APM debate o impacto do uso e dependência do álcool na Saúde


No dia 11 de outubro, a Associação Paulista de Medicina realizou um webinar com o tema “Impacto do uso e dependência do álcool na Saúde das pessoas”. O encontro foi apresentado pelo presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, e moderado pelo epidemiologista psiquiátrico Jair de Jesus Mari.

Neste primeiro módulo do evento – o segundo acontece nesta quarta-feira, 18 de outubro, também pelo YouTube –, os palestrantes Clarice Madruga, doutora em Psiquiatria e Psicologia médica, e o psiquiatra Vitor Tardelli apresentaram estudos e debateram sobre o cenário global, o uso de álcool na adolescência, consequências clínicas e neuropsiquiátricas.

“Temos aqui pessoas bem-preparadas, que atuam na área, que têm conhecimento aprofundado sobre o assunto”, salientou o moderador ao apresentar os convidados.

Cenário

De acordo com informações apresentadas por Clarice Madruga, o uso de bebidas alcoólicas é a causa de mais de 200 doenças e agravos à saúde, responsável por 5,1% da carga geral de patologias, causando, em média, 3 milhões de mortes no mundo – o que corresponde a 5,3% de todas as mortes. Além disso, é o 4º principal fator de risco comportamental para a carga de doenças no mundo.

Conforme a palestrante, pesquisas realizadas pelo DataSus em 2017 apontam que o número de internações causadas por transtornos por uso de álcool correspondia a 16,4%, mas o consumo da droga está ligado também a outros fatores que levam à internação, como, por exemplo, os acidentes de trânsito (16,5%).

“No Brasil, são atribuíveis ao álcool cerca de 6.633 óbitos ao ano. Sendo que a maioria desses óbitos é na população masculina, adultos de 40 a 59 anos, pretos ou pardos e de baixa escolaridade; este é um exemplo de que o número está relacionado sim a populações vulneráveis”, observou Clarice.

O Levantamento…



Leia Mais >