Justiça e ciência de mãos dadas


Nesta quarta-feira (11/10), a presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Dra. Margareth Dalcolmo, participou do encontro “Mulheres Inspiradoras: em prol da saúde e contra o assédio” promovido pela Escola de Magistratura Regional Federal da 1ª Região (Esmaf) em parceria com o TRF1 e a Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF).

Realizado em comemoração ao Outubro Rosa, o evento reuniu mulheres de diversas áreas profissionais para discutir questões de gênero, incluindo paridade salarial, saúde da mulher, pink tax e a importância da aplicação das normas da Resolução n. 351/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) referentes à prevenção e combate ao assédio moral, sexual e discriminação.

 “Para nós é uma enorme alegria e grande satisfação ter a presença de todas essas mulheres, ícones e expoentes nos dias atuais, que representam tão bem as mulheres incríveis e inspiradoras que entraram para nossa história” iniciou a diretora da Esmaf e presidente da Comissão TRF1 Mulheres, desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) Gilda Sigmaringa Seixas.

A desembargadora também pontuou as principais conquistas das mulheres brasileiras ao longo da história, desde o direito de estudar e votar até a mais recente aprovação da Resolução nº 525/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca garantir o acesso das magistradas aos tribunais de 2º grau, e relembrou grandes nomes que alavancaram o debate sobre igualdade de gênero em todo o mundo, como Dandara, Marie Curie, Simone de Beauvoir, Nise de Silveira, Ruth Bader Ginsburg, Rita Lobato, Zilda Arns e Malala Yousafzai.

Tendo em vista a baixa adesão presencial de homens no evento, o vice-presidente do TRF1 no exercício da Presidência, desembargador federal Marcos Augusto de Souza, destacou que o tema não deveria…



Leia Mais >