SBPT e o controle do tabagismo no Brasil: Avanços, Desafios e Ativismo


Nos dias 26 e 27 de setembro, o coordenador da Comissão Científica de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Dr. Paulo Corrêa, e demais parceiros participaram de congresso e reunião estratégica, na sede da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), para discutir ações e garantir que a Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro sobre Controle do Uso do Tabaco e de seus Protocolos (CONICQ) representasse adequadamente a comunidade de controle do tabagismo na 10ª Conferência das Partes (COP 10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, que acontecerá no Panamá em novembro.

Além dos membros da Comissão, estiveram presentes representantes de várias entidades de saúde, da sociedade civil, da indústria do tabaco e alguns parlamentares . “Essa iniciativa é crucial para garantir que a CONICQ ouça as diferentes vozes e não seja pautada pela indústria do tabaco”, explica o coordenador da Comissão de Tabagismo da SBPT, Dr. Paulo Corrêa.

Segundo Corrêa, ainda no dia 27 de setembro, foram realizadas atividades de advocacy no Congresso Nacional, com o intuito de incluir a presidente da SBPT, Dra. Margareth Dalcolmo, entre os oradores de uma audiência pública solicitada pela Senadora Soraya Thronicke (PODE) agendada para o dia 28 de setembro. “Infelizmente, nenhum dos três senadores da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) visitados – Jussara Lima (PSD-PI), Weverton (PDT-MA) e Fabiano Contarato (PT-ES) – concedeu esse espaço, apesar dos esforços da comunidade de controle do tabagismo”, conta.

No dia seguinte, a audiência pública sobre a proibição do comércio de cigarros eletrônicos no Brasil foi realizada, com a presença da indústria do tabaco, e a senadora Thronicke, que presidiu a reunião, defendeu a regulamentação como forma de proteger a saúde pública, apesar da proibição…



Leia Mais >