Chancelado pelo American College of Sports Medicine, o Simpósio Internacional de Ciências do Esporte deu início à sua 46ª edição na última quinta-feira, 14 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca. A solenidade de abertura contou com a presença de importantes autoridades, como Victor Keihan Rodrigues Matsudo e o presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral.
A edição – que aconteceu durante os dias 14 a 16 de setembro – trouxe “Atividade Física, Esporte e Sustentabilidade” como tema central. De acordo com o Celafiscs (Centro de Estudos e Laboratório de Aptidão Física de São Caetano Sul), responsável pelo evento, a escolha da abordagem se dá por conta de recorrentes discussões de diferentes organizações em nível mundial.
Exemplo disso é a proposta da Organização das Nações Unidas que busca fazer os países alcançarem os 17 tópicos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – por meio de metas estabelecidas para 2030. Destes 17 objetivos, 15 deles estão diretamente relacionados com a promoção da atividade física, um dos principais focos do Simpósio.
O Simpósio se consagra como um dos eventos de maior relevância na área dos Esportes, Atividade Física e Saúde, de modo que cientistas de diferentes partes do mundo contribuem com o engrandecimento desta atividade, participando diretamente dos Estados Unidos, Europa e Austrália.
A programação foi dividida entre conferências nacionais e internacionais. Dentre os principais temas abordados, estiveram “Atividade física e SUS”; “Atividade física e câncer”; “Imersão em envelhecimento e sustentabilidade”;…