Sociedade Paulista de Reumatologia comemora 70 anos e lança livro histórico sobre a especialidade


Publicação percorre a evolução da Reumatologia, resgatando a história e a importância da SPR no avanço desta área da medicina

Fundada em 24 de agosto de 1953, em uma assembleia constituída por 29 médicos, na sede da Associação Paulista de Medicina, no Centro de São Paulo, a Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR) é uma associação civil científica, sem fins lucrativos. Teve como primeiro presidente Dr. Castor Jordão Cobra e foi a primeira regional da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Atualmente a entidade conta com 700 membros efetivos.

“Desde sua criação, a SPR tem atuado ativamente para levar aos profissionais da saúde do Estado de São Paulo e ao público em geral as mais recentes conquistas científicas no campo da Reumatologia, contribuindo com o reconhecimento desta especialidade e a conscientização sobre as doenças reumáticas”, destaca a atual presidente da entidade, Dra. Nafice Costa Araújo. Atualmente são conhecidos mais de 120 tipos de doenças que podem estar ligadas a articulações, músculos, ligamentos, tendões, ao próprio sistema imunológico e que podem atingir qualquer órgão do corpo humano. Estima-se que mais de 15 milhões de brasileiros tenham alguma doença reumática, muitas delas incapacitantes e sem cura até o momento.

“Daí a importância também da Sociedade Paulista de Reumatologia no propósito de aliar conhecimento científico de excelência à inovação para levar assistência de qualidade aos pacientes de doenças reumáticas, com os melhores medicamentos e tratamentos disponíveis, seja no setor público ou privado”, completou a presidente Nafice.

LIVRO – Para celebrar as 7 décadas de fundação da SPR, resgatando a história da entidade e a evolução da especialidade, a Sociedade lançou na noite de 24 de agosto de 2023, no auditório da Associação Paulista de Medicina (mesmo local de fundação da SPR), o livro “70 anos de…



Leia Mais >