A Médicos Pelo Ar Limpo participou pelo segundo ano consecutivo do Congresso de Pneumologia. Neste ano, a campanha esteve presente no Congresso de Asma, DPOC e Tabagismo, organizado pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), juntamente ao II Congresso Paranaense de Pneumologia.
Criada em 2021, pelo Instituto Ar, Médicos Pelo Ar Limpo é a primeira iniciativa brasileira formada por médicos e associações médicas no combate à crise climática e poluição do ar, em prol da saúde humana.
Em seu manifesto, a campanha destaca que “o ar nos permite respirar e trocar entre todos os seres vivos, sem exceção: florestas, flores, animais e toda a biodiversidade. Assim, quando está em desequilíbrio abala o clima, provoca desastres ambientais e causa doenças. Por isso, estudamos, monitoramos e agimos pela qualidade do ar. Combatemos as mudanças climáticas e a poluição atmosférica em favor da saúde. Fazemos parte da Iniciativa Médicos Pelo Ar Limpo”.
Durante o evento, a iniciativa contribuiu com discussões referentes aos efeitos da poluição do ar e das mudanças climáticas na saúde e, com isso, a importância de ações preventivas no tratamento de doenças respiratórias.
Fonte:
Médicos Pelo Ar Limpo