O Sistema OCB promoveu, entre os dias 7 e 11 de agosto, a segunda edição da Semana da Competitividade. O evento reuniu trilhas com foco em impulsionar o cooperativismo, como ESG, inovação, inteligência de mercado e liderança para transformação. A programação, dividida entre palestras presenciais e encontros on-line, também contou com a presença do diretor de Inovação e Desenvolvimento da Unimed Paraná, Omar Genha Taha.
Ouça também: Você sabe quais as diferenças entre gripe e resfriado?
O Encontro dos Agentes de Inovação do Sistema OCB, realizado no dia 10, de maneira on-line, trouxe a apresentação do case sobre o mapeamento e relacionamento da Unimed Paraná com o ecossistema local de inovação. Na ocasião, Taha reforçou que a comunidade, muitas vezes, ainda não entende a força que o cooperativismo tem para resolver os problemas do país. Sob essa ótica, a inovação dentro do sistema cooperativo também é uma forma de ressaltar essa força.
Conforme o diretor, a simples busca pela inovação não é suficiente. “A inovação, por si só, não acontece. Ela depende inteiramente de outros fatores, como a cultura permeável dentro da instituição. Ou seja, os colaboradores têm que se sentir estimulados e livres para inovar. Ambientes muito hierárquicos e fechados geram uma barreira para que a inovação apareça, pois não terá o canal adequado para seu surgimento”, disse.
Em seguida, Taha apresentou alguns números do Sistema Unimed Nacional e Paranaense, chamando a atenção para o organograma da Federação e detalhando o processo de inovação dentro da cooperativa. “A política de inovação na Unimed Paraná é baseada nas diretrizes estratégicas, na qual ocorre a maturidade de inovação. Em seguida, passa pela captação de diagnósticos e planos para base do plano de inovação, com a definição dos indicadores chaves do processo, patrocinadores e iniciativas. Por fim, há…