Os impactos da Reforma Tributária na Área da Saúde é o tema do novo episódio do podcast Saúde Debate. A Reforma Tributária foi aprovada na Câmara Federal e os senadores analisam a proposta no segundo semestre deste ano. Por enquanto e de maneira geral, a medida foi bem recebida.
A Reforma Tributária também é acompanhada de perto pelo setor da saúde. Por isso, a jornalista Joyce Carvalho, da equipe do Saúde Debate, conversou com Márcio Bósio, diretor institucional da Associação Brasileira de Dispositivos Médicos (ABIMO).
De acordo com ele, a Reforma Tributária traz impactos positivos na área da saúde, gerando mais competitividade para a indústria de dispositivos médicos. Mas os benefícios vão além: as mudanças vão fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e o acesso à saúde por parte da população.
Clique aqui para conferir o episódio completo!
O texto da Reforma Tributária alterou de 50% para 60% de desconto a alíquota padrão do setor de saúde, no qual está incluso os dispositivos médicos. Para a ABIMO, essa nova proposta simplificará e unificará os tributos sobre o consumo e representa apenas a primeira etapa da reforma. Além da redução na alíquota padrão, o texto traz outros pontos positivos para o setor, entre eles a autorização para que todas as compras públicas tenham a alíquota zerada, o que impulsionará a produção local diante das vendas governamentais.
A associação informa que segue com a articulação junto a todos os senadores para garantir que o que já foi apresentado para a área da saúde não seja modificado na próxima etapa de análise do projeto sobre Reforma Tributária.
Acompanhe outros episódios do podcast Saúde Debate clicando aqui ou no Spotify.