Hábitos saudáveis mantêm a pressão arterial estável e evitam uso de medicamentos. Veja algumas dicas do especialista da Unimed Curitiba!
As atividades diárias, oscilações de humor, prática de atividade física e repouso contribuem para as diferenças de pressão arterial ao longo do dia. É normal a pressão elevar-se e baixar durante as 24 horas, mas se o aumento da pressão for constante ou acontecer de maneira repentina, é sinal de alerta. Mas o que faz a pressão subir e comprometer a saúde?
Estima-se que existem 38 milhões de brasileiros hipertensos. De acordo com o médico-cooperado da Unimed Curitiba, especialista em cardiologia, Alexandre Alessi, além da genética, o excesso de sódio é um dos fatores para desenvolvimento da hipertensão. A quantidade diária de sal recomendada pelo Ministério da Saúde é de 5 gramas, o equivalente a uma colher de chá.
Um estudo recente publicado no European Heart Journal mostra que o uso excessivo de sal pode obstruir as artérias mesmo em pessoas que não são hipertensas. Por esse motivo, é importante estar atento sempre às quantidades especificadas nos alimentos. Produtos como biscoitos, salgadinhos e ultraprocessados podem apresentar altas taxas de sódio em sua composição sem que as pessoas percebam.
Leia também: Instituto Unimed Curitiba atua diretamente na construção de uma sociedade sustentável
Pressão arterial sob controle
Medir a pressão arterial é a única forma de descobrir se está com pressão alta. Quem tem pré-disposição genética ou possui maior sensibilidade ao sal precisa ter ainda mais cuidado com o consumo da substância.
Para evitar que a pressão seja uma preocupação, o especialista sugere adotar alguns hábitos. Confira:
- Mantenha um estilo de vida saudável: siga uma dieta equilibrada, rica em frutas e vegetais, grãos e cereais integrais e alimentos de baixo teor de gordura. Evite os alimentos ultraprocessados com…