‘Atuação do médico do trabalho no processo de gerenciamento de riscos’ foi o tema apresentado pelo Dr. Ricardo Turenko, diretor de Relações Internacionais da ANAMT e Secretário no Brasil da International Commission on Occupational Health (ICOH), na 5ª Semana CapacitaSIT – Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho, no dia 27 de junho, segundo dia da programação do evento.
A Semana faz parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat), realizada pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) e organizada pela Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (Enit), vinculada ao Ministério do Trabalho. As palestras tiveram início no dia 26 e terminam no dia 30, com transmissão ao vivo no YouTube.
A programação do segundo dia do evento contou com palestra da auditora-fiscal do Trabalho Ana Luiza Horcades, sobre ‘Conexão PGR-PCMSO’, seguida da exposição do Dr. Ricardo Turenko.
Ele iniciou a explanação com breve relato sobre a evolução da medicina do trabalho ao longo do tempo, desde os resultados das pesquisas de Bernardino Ramazzini, considerado o pai da especialidade. Falou sobre a importância de trabalhadores e gestores colaborarem para um processo de melhoria contínua do ambiente do trabalho, na promoção da saúde, segurança e bem-estar de todos e enfatizou a importância dos médicos do trabalho ouvirem os trabalhadores.
Para o especialista, é preciso conhecer o ambiente laboral e entrar fundo no processo produtivo para conhecer todos os fatores de execução de tarefas e a organização do trabalho, para que assim seja possível conhecer de fato a realidade e propor ações de promoção e/ou recuperação da saúde dos trabalhadores, gerenciando de modo consistente os riscos existentes.
“No gerenciamento dos riscos é imprescindível que o trabalhador participe. Ele é quem sabe melhor como está o posto de trabalho dele”, destacou o Dr. Ricardo Turenko.
O especialista defendeu a…