Na última quarta-feira, 14 de junho, a Academia de Medicina de São Paulo realizou, de forma híbrida, a quinta Tertúlia Acadêmica do ano, que teve como tema “Erros do médico, da formação médica e dos provedores da Saúde”, apresentado pelo neurocirurgião e membro titular emérito da AMSP, Luiz Fernando Pinheiro Franco.
O presidente da AMSP, Hélio Begliomini, agradeceu a presença do colega e fez uma breve exposição sobre a sua trajetória profissional. “Seja muito bem-vindo, Luiz Fernando, meu amigo há mais de 30 anos – é um prazer recebê-lo. Você enriquece o nosso patrimônio”, destacou.
Mestre e doutor em Neurocirurgia pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, ex-presidente da AMSP e do Departamento de Neurocirurgia da Associação Paulista de Medicina, o acadêmico reiterou os seus agradecimentos, em especial ao colega Begliomini.
“Estou muito feliz e satisfeito de estar aqui para falar sobre um tema tão debatido e conhecido por todos. Hoje, temos em nossa Academia de Medicina de São Paulo grandes ícones como o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, o diretor de Responsabilidade Social, Jorge Carlos Machado Curi, o 3º vice-presidente da APM e 1º tesoureiro da AMB, Akira Ishida, entre outros”, frisou o neurocirurgião.
Panorama da Medicina
Durante a sua apresentação, Franco falou que o excesso de médicos leva ao maior número de profissionais despreparados, o que facilita o erro médico. De acordo com ele, o aumento é atribuído à abertura…