As empresas estão cada vez mais conscientes em relação às questões de saúde, tanto mental quanto física no ambiente de trabalho. Dados obtidos em pesquisa realizada pelo instituto Gallup indicam que funcionários que se encontram felizes na Companhia apresentam uma redução de 50% nos acidentes de trabalho. De maneira semelhante, o Harvard Business Review revelou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais propensos a inovar.
Leia também – Como empresas podem apoiar mulheres durante a fase da gestação
“Demonstrar atenção ao bem-estar dos colaboradores traz benefícios positivos ao clima na empresa e promove o senso de pertencimento. É fundamental que os profissionais percebam que são valorizados, que suas habilidades são necessárias e que a companhia acredita em seu potencial. Dessa forma, desenvolvemos uma relação em que todos saem ganhando”, relata Sandra Castello, diretora de Marketing e Pessoas da DM, hub de serviços financeiros com foco em concessão de crédito.
Pensando nisso, a DM desenvolveu o Programa Dedica Mais em Movimento, que oferece ginástica laboral – um conjunto de atividades físicas praticadas durante o expediente – para seus colaboradores. Mais do que prevenir lesões relacionadas à repetição de movimentos e até certas enfermidades ocupacionais dos colaboradores, a ideia do projeto é estimular os funcionários a praticarem exercícios físicos, visto que, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), 47% dos brasileiros adultos não praticam o mínimo recomendável de atividade física durante a semana (75 minutos intensos ou 150 minutos moderados).
Esportes em cena
Além disso, uma vez por semana, em dois encontros de 30 minutos cada, atletas de diversas modalidades, como futebol, vôlei, basquete, futsal, rugby, judô, taekwondo, jiu-jitsu, wrestling e até hóquei, irão auxiliar os funcionários nos exercícios físicos e também trocar conhecimentos sobre os esportes. Os atletas das modalidades paralímpicas também participarão, mostrando que todos podem praticar atividades físicas e dando uma aula sobre a importância de eliminar o capacitismo nos esportes.
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate