Nesta quarta-feira (31/5), Dia Mundial Sem Tabaco 2023, o Instituto Nacional do Câncer José de Alencar (INCA), em parceria com o Ministério da Saúde e Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), realizarão um painel sobre as lições aprendidas no controle do tabagismo no Brasil e implementação da Convenção-Quadro Para o Controle do Tabaco (Conicq) no país.
O evento será no dia 31/5, das 10h às 12h25, na sede do INCA, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
O Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio) foi criado em 1987 pela OMS para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
No Brasil, o INCA, órgão do Ministério da Saúde que coordena as ações de prevenção e controle do câncer e Centro Colaborador da OMS para controle do tabaco, é o responsável pela divulgação e comemoração da data de acordo com o tema estabelecido a cada ano pela Organização. As ações comemorativas são articuladas com as secretarias estaduais e municipais de saúde dos 26 estados e Distrito Federal, envolvendo, também, a sociedade civil.
O tema deste ano é “Precisamos de comida, não de tabaco. Cultive alimentos, não tabaco”. O objetivo é incentivar governos a acabarem com os subsídios ao cultivo do tabaco e a usar recursos econômicos para programas de diversificação da cultura do tabaco que melhorem a segurança alimentar e a nutrição da população. A campanha também visa aumentar a conscientização sobre as formas como a indústria do tabaco interfere nas tentativas de substituir o cultivo do tabaco por culturas sustentáveis, contribuindo assim para a crise alimentar global.
Leia a nota técnica do INCA sobre o Dia Mundial Sem Tabaco 2023.