Recentemente ocorreu, de forma inédita, a aula magna da Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicado (ABA) à Educação Inclusiva: Autismo, em uma parceria entre a Unimed Paraná, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-PR) e a Pontifícia Universidade Católica (PUCPR). A aula inaugural ocorreu de forma on-line e contou com a participação de diversos representantes de Singulares do estado.
Veja também – Autismo: acolhimento e rede de apoio
Durante a abertura, Omar Genha Taha, diretor de Inovação e Desenvolvimento da Unimed Paraná, afirmou que a participação da Federação na construção desse curso é uma grande satisfação, especialmente por ser um tema recorrente no setor de saúde.
Ele ainda lembrou que há um incremento bastante significativo no número de casos diagnosticados de TEA nos últimos anos. Para Taha, a melhor maneira de enfrentar esse crescimento, além de compreender quais as causas dessa crescente, é também promover a formação de mais profissionais “formados, preparados e qualificados, dentro do Sistema Unimed do Paraná, para poder atender a essa demanda”, diz.
De acordo com Leandro Macioski, coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop-PR, o conteúdo foi pensado para atender às necessidades do Sistema Unimed Paranaense. “Os professores foram cuidadosamente selecionados para garantir a mais alta qualidade de ensino”, explica.
O professor-doutor Jose Knopfholz, decano da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR, parabenizou a escolha do assunto da pós-graduação, por se tratar de “um tema que tem sido cada vez mais abordado e reconhecido”. Ele ainda destacou o trabalho das coordenadoras da formação Thaise Löhr e Alice Almeida Chaves de Resende, que são profissionais envolvidas com o tema há anos.
Antes do início da aula inaugural, Carlos Emílio Borsa, diretor de Educação Continuada da PUCPR, também demonstrou…