No dia 28/04/2023, a pneumologista Dra. Jaquelina Ota Arakaki foi empossada como Diretora Clínica do Hospital São Paulo (HSP), da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp).
O HSP é o primeiro hospital universitário do Brasil, fundado em 1936 e inaugurado em 1940. A instituição atende uma área do estado de São Paulo com mais de 5 milhões de pessoas e recebe pacientes de todo o país. A Dra. Jaquelina é a primeira mulher a assumir a Diretoria do Hospital São Paulo em 84 anos de existência.
“Temos o compromisso de oferecer assistência de excelência e de alta complexidade pelo SUS à população mais vulnerável. Nesse processo, enfrentamos muitos desafios, como o subfinanciamento crônico da saúde e as demandas reprimidas pós Covid-19”, conta a Dra. Jaquelina, que foi Diretora Científica da SBPT no biênio 2021-2022 e atualmente faz parte da Comissão Científica de Circulação Pulmonar da Sociedade.
De acordo com ela, o ensino e o treinamento de qualidade para médicos residentes e profissionais de outras áreas também são responsabilidades do HSP.
“A avaliação de novas tecnologias, a geração de conhecimento e a inovação são primordiais para formar profissionais de saúde tecnicamente capacitados, com princípios humanizados e visão crítica do papel social da Medicina”, aponta a Dra. Jaquelina.
Na cerimônia, o Dr. Eduardo Medeiros também foi empossado como Diretor Técnico do HSP. Estiveram presentes, ainda, o Diretor Superintendente do Hospital, Dr. Nacime Salomão Mansur; a Reitora Pro tempore da Unifesp, Raiane Assumpção; a nova Vice-Diretora da Escola Paulista de Medicina, Marimélia Porcionato; o Presidente do Conselho Estratégico do HSP, Alexandre Pazetto Balsanelli; a nova Diretora da Escola Paulista de Enfermagem, professora Janine Schirmer; e os Diretores Clínico e Técnico que encerram suas gestões, Sandra de…