Anderson Mendes fala na abertura do 14º Seminário UNIDAS
Brasília, 26 de abril de 2023 – O 14º Seminário UNIDAS começou na manhã desta terça-feira, 25, no CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, com discussões em torno de equidade, doenças raras, futuro do sistema de saúde no Brasil, incorporação sustentável de tecnologia, equidade e o atual modelo de saúde. Com o tema “Por mais integralidade e equidade na saúde”, a abertura oficial foi feita pelo Anderson Mendes, presidente da UNIDAS. O evento contou com recorde de participação – mais de 900 inscritos presencialmente, além da audiência que está acompanhando online.
“Nesse Seminário, queremos discutir a estratégia, as políticas de saúde e pensar em um modelo ideal para termos uma população mais saudável. Hoje temos mais de R$ 18 bilhões em déficits operacionais, estamos em um momento de imprevisibilidade em que falta a busca pela eficiência e um maior controle, não sabemos com o que iremos nos deparar. É preciso pensar em qual estratégia iremos adotar para termos um cuidado maior com as pessoas. Essa, inclusive, deveria ser a pergunta dos beneficiários e não qual a rede credenciada que o plano oferece”, afirmou.
Mendes também ressaltou a importância de se repensar radicalmente a estrutura do setor hoje. “Precisamos descontruir o que temos hoje para construir um modelo diferente. E nós, gestores e colaboradores, também temos que nos modificar. Ter a humildade em reconhecer que ninguém faz nada sozinho”. O presidente da UNIDAS também destacou que não há uma única solução para o momento que a saúde suplementar vive – o setor teve um prejuízo operacional de aproximadamente R$ 11,5 bilhões em 2022. “A saúde suplementar vai se transformar: seja na saúde ou na dor, mas sempre em busca do melhor, mesmo porque nossa missão é cuidar da saúde das pessoas. Esse é nosso papel”.
Mesa redonda – Futuro do…