Brasília, DF. 12 de abril de 2023. Dando sequência ao seu permanente trabalho de defesa da Medicina e em favor da oferta de um serviço médico de qualidade para a população brasileira, o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. César Eduardo Fernandes, acompanhado pelo Secretário Geral, Dr. Antônio José Gonçalves, o Diretor de Assuntos Parlamentares, Dr. Luciano Carvalho, e o Vice-Presidente da Região Centro-Oeste Dr. Etelvino Trindade, esteve na manhã desta quarta-feira com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e sua equipe para iniciar tratativas pelo controle de qualidade do ensino médico e pelo provimento de médicos no território nacional.
A agenda em Brasília foi motivada pelo cenário da formação médica no país, que revela uma constante degradação, nos últimos tempos, pela atuação de instituições que visam o lucro acima da preocupação com os parâmetros exigidos à formação de profissionais da Medicina.
Segundo dados e informações gerados pela AMB, a partir de estudos próprios, o avanço de novas escolas médicas de capacidade formativa insuficiente, incluindo o número de pedidos de abertura de novas escolas médicas parados no Supremo tribunal federal (STF), pode gerar um número estimado de 70 mil vagas por ano para o ingresso de novo alunos de medicina e, por consequência, um cenário mais desafiador para controle ou monitoramento da qualidade desses cursos e seus egressos em relação a aspectos éticos e técnicos.
Na reunião com o doutor Geraldo Alckmin foi discutida a proposta da elaboração de um projeto de lei destinado a avaliar a proficiência dos egressos dos cursos médicos. Está avaliação terá como objetivo atestar as competências e habilidades do médico recém-formado, garantindo a resolutividade dos casos e, sobretudo, a segurança dos pacientes atendidos.