Confira um breve resumo das apresentações.
Gestão por resultado como estratégia para mudança da cultura organizacional em instituição hospitalar filantrópica centenária
O caso da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba foi apresentado por Natália Cristina de Lima Rosa, Gerente Corporativa de Qualidade da instituição. Ela explicou a implantação da gestão por resultado, um processo que visava mostrar aos líderes e colaboradores que “ A qualidade é tangível e mensurável”. Através de ações pequenas e contínuas durante três anos, envolvendo todos os setores e níveis hierárquicos, a instituição conseguiu aumentar em 43% a performance dos processos institucionais.
De acordo com Natália, o foco das ações foram os líderes, que se tornaram responsáveis pela gestão da qualidade em seus setores, junto à sua equipe. “O trabalho foi bastante visual, mensurado e acompanhado através de um quadro, preenchido e verificado por todos”, explicou.
Como resultado, além da melhoria na performance dos processos, a implantação da qualidade engajou a equipe e envolveu funcionários, gestores e até pacientes.
Implantação de programa de stewardship de antimicrobianos centrado na farmácia clínica em 10 UTIs neonatal e/ou pediátrico do Brasil
O segundo caso de sucesso foi o programa de gerenciamento de antimicrobianos no Hospital Pequeno Príncipe, apresentado por Marinei Campos Ricieri, Especialista líder do Núcleo de Pesquisa Clínica do Hospital Pequeno Príncipe. De acordo com a palestrante, os antimicrobianos são responsável por 20 a 50% das despesas…