Comunicação transparente amplia engajamento e reduz retrabalho em clínicas

comunicação clínica
(Foto: DCStudio/Freepik)

Adotar a comunicação e a transparência no trabalho não são tarefas tão simples que acontecem do dia para a noite, especialmente quando se tratam de organizações que têm uma cultura mais rígida, como muitas na área da saúde. Ainda assim, uma comunicação transparente pode aumentar o engajamento da equipe e reduzir retrabalho; por isso, todo esforço vale a pena.

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De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, quando uma comunicação transparente é implementada, os colaboradores passam a confiar mais em seus gestores. “Além de aumentar o engajamento nas tarefas, uma gestão transparente também reduz os gastos da empresa e amplia a produtividade dos colaboradores, pois eles passam a se sentir parte da organização verdadeiramente. Isso tudo contribui para o fortalecimento das relações interpessoais e melhora o clima organizacional das clínicas”, explica.

Para Feltrim, existem algumas dicas que a empresa pode usar para construir uma comunicação transparente. As principais são: compartilhar os resultados positivos e negativos com a equipe; cultivar a honestidade com a equipe e possuir uma equipe que valorize a transparência.

Uma comunicação transparente, segundo o especialista, também ajuda a evitar retrabalhos no dia a dia que costumam ocorrer principalmente por falta de comunicação, além de cronograma apertado, falta de planejamento, acompanhamento e controle ineficiente das tarefas. “O retrabalho é o fruto de uma gestão de processos ineficiente e, mesmo que em qualquer projeto aconteçam problemas que levem a isso, boa parte dessa problemática poderia ser eliminada facilmente com a utilização de um gerenciamento mais ativo e de uma melhora na comunicação”, analisa.

Algumas sugestões apontadas por Feltrim para evitar o retrabalho no dia a dia de uma clínica são:

  • Melhore a comunicação com a sua equipe;
  • Estabeleça um planejamento, crie um cronograma e cumpra-o;
  • Identifique e otimize processos ineficientes;
  • Defina um dono para cada processo;
  • Entenda cada processo do início ao fim;
  • Automatize processos operacionais repetitivos.

*Informações Assessoria de Imprensa

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