O encontro foi realizado no sábado (11), pelo Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa, no Auditório Kleinberger do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
O tema em debate foi: “O ensino da medicina do trabalho na graduação, residência, especialização e título de especialista, na atualidade com qualidade e compromisso social”.
O Fórum discutiu o ensino da medicina do trabalho na atualidade com qualidade e compromisso social; abordou as competências essenciais para o exercício da Medicina do Trabalho; a importância do ensino da especialidade na graduação dos cursos de medicina, na residência médica e nos cursos de especialização; e discutiu sobre os critérios para a obtenção de título de especialista. O objetivo dos debates foi trazer ao público um panorama do ensino, as dificuldades e inovações encontradas e o que a pandemia de Covid-19 trouxe de desafios para o ensino, e como eles foram enfrentados.
Entre os palestrantes, estava César Eduardo Fernandes, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), que debateu o tema “Critérios para obtenção do Título de Especialista/AMB”, e ressaltou a importância do evento em abordar um tema dessa importância.
Ele iniciou sua fala parabenizando todas as entidades que tornaram possível esse primeiro fórum para a discussão do ensino da Medicina do Trabalho e a Titulação de Especialista em Medicina do Trabalho. Elogiou a apresentação da professora Marilurdes Monteiro Barros que o antecedeu na apresentação, ressaltando sua competência acumulada ao longo do tempo, e que algumas questões lhe serviram como reflexões. “O fórum vai muito mais além do formalismo de como…