Para aumentar a eficiência no atendimento ao paciente na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), o Hospital Santa Cruz / Rede D’OR adquiriu dois equipamentos de hemodiálise contínua, tornando-se o primeiro de Curitiba (PR) a atender pacientes com máquinas e corpo técnico próprio.
Leia também – Entenda os riscos da doença renal crônica e saiba como se prevenir
A hemodiálise contínua é uma modalidade de tratamento preferencial para pacientes em estado crítico, internados na UTI, e que sofrem de insuficiência renal aguda. O nefrologista do Hospital, Luis Gustavo Buselato, esclarece que o procedimento trabalha na retirada de líquidos e no controle metabólico, causando um risco menor de sangramento, além de ser uma maneira mais adequada à terapia renal, no quesito fisiológico.
“O paciente elegível para esse procedimento é o que está sob falência renal aguda e possui risco de perder a vida pela grave instabilidade clínica. Geralmente seu quadro apresenta o uso de drogas vasoativas para manter a pressão arterial estável, a necessidade de retirada de muitos litros de água por dia, devido ao excesso de líquidos, ou um edema cerebral ou falência hepática associada”, relata o nefrologista.
Com a aquisição dos equipamentos próprios e uma equipe de CTI treinada para a utilização da terapia, o tempo de resposta é mais rápido e eficiente. “Antes a máquina e o técnico eram terceirizados. Nós entrávamos numa lista de espera, com outros hospitais, aguardando o aparelho e o técnico terceirizado chegar ao Hospital. Agora a nossa resposta de ação é imediata após a identificação da necessidade”, conclui o médico.
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate