No Brasil, cerca de 16 milhões de pessoas convivem com o diabetes, sendo o quinto país com a maior incidência da doença no mundo, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes. Nos últimos 30 anos, o número de adultos que vivem com diabetes nas Américas mais que triplicou, de acordo com novo relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Pensando em capacitar profissionais para ajudar na contenção desse problema de saúde pública, o CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, oferece curso gratuito de educação continuada, em modalidade de educação à distância, para médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS).
O curso, voltado para o atendimento ao indivíduo com diabetes mellitus tipo 2 (DM2), é autoinstrucional (sem a participação de tutoria), composto por quatro aulas com carga horária total de 40 horas cada. As aulas serão compostas por elementos como teleaula, aula interativa, materiais complementares e exercícios de fixação do conteúdo. Ao final do programa, será emitido certificado de participação pelo CONASEMS.
“Este é o primeiro curso do Programa Educa CONASEMS, direcionado para a qualificação de equipes multiprofissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde. Esta iniciativa busca responder às necessidades de mudança na atenção à saúde dos brasileiros, com ênfase no aperfeiçoamento das práticas clínicas e aprimoramento do processo de trabalho. O programa será implantado em conjunto com entidades parceiras, e nesse primeiro curso, contaremos com o apoio da AstraZeneca para abordarmos o atendimento ao diabetes mellitus tipo 2, que tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Por meio da parceria, teremos práticas transformadoras que melhoram a resolutividade do cuidado e que tenham efetividade, mudando a qualidade de saúde e de vida da população”, comenta Wilames Freire Bezerra, presidente do CONASEMS.
“Para a AstraZeneca, ser a primeira parceira dessa iniciativa que contribui para a educação de profissionais da saúde é uma grande satisfação, pois aliamos nosso conhecimento técnico-científico relacionado ao diabetes mellitus tipo 2 com o nosso propósito de transformar vidas. Esperamos contribuir para a capacitação de milhares de profissionais da Atenção Primária à Saúde, para que possamos melhor assistir os pacientes e fazer o controle desse problema de saúde pública no primeiro nível de atenção à saúde”, complementa Jorge Mazzei, diretor executivo de relações corporativas, regulatório e diagnósticos da AstraZeneca Brasil.
As inscrições estão abertas e são gratuitas, basta acessar o link: https://mais.conasems.app/cursos/4_atualizacao-no-manejo-clinico-do-paciente-com-diabetes-mellitus-tipo-2-dm2. A primeira aula já está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Confira a grade curricular do curso:
Aula 1- Fundamentos do Diabetes tipo 2
1.1 – Histórico do diabetes e linha do tempo
1.2 – Epidemiologia do DM2: um problema de saúde pública 1.3 – Fisiopatologia DM2 1.2 – Fatores de Risco e Rastreamento do indivíduo com DM2 1.3 – Critérios Diagnósticos do pré-diabetes e do DM2Aula 2: Metas de controle para o indivíduo com DM2 seguimento e Prevenção Complicações
2.1 – Metas de bom controle:
- Para glicemia pré e pós –prandial e Hemoglobina glicada (avaliar 3 a 4x/ano)
- Para LDL colesterol (2x/ano)
- Para a pressão arterial
- Individualizar IMC
- Cronograma vacinal
2.2 – Rastreamento Complicações:
- Retinopatia Diabética: Fundo de Olho
- Nefropatia Diabética: creatinina (TFG: CKD-epi) e relação albumina/creatinina
- Pé-diabético
- Estratificação de risco cardiovascular
Aula 3: Tratamento do indivíduo com pré-diabetes e DM2
3.1- Tratamento do Pré-diabetes
3.2- Tratamento da Hiperglicemia no DM 2- Medidas não-farmacológicas
- Tratamento farmacológico: Hipoglicemiantes orais e insulinizaçāo (Diretrizes PCDT)
- Diretrizes de Tratamento da SBD e PCDT do DM2 – aspectos práticos drogas disponíveis SUS
3.3 – Tratamento das Comorbidades
- Alteração da pressāo arterial e colesterol
- Dislipidemia
- Obesidade
Aula 4: Particularidades no Tratamento do DM2: Indicaçōes formais, contraindicações e efeitos colaterais das drogas disponíveis e metas.
4.1 Idosos
4.2 Nefropatas 4.3 Cardiopatas 4.4 Efeitos colaterais 4.6 LME: drogas de alto custo 4.5 Outras possibilidades terapêuticas: Diretrizes SBD; Farmácia popular*Informações Assessoria de Imprensa