O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná está disponibilizando auxílio financeiro para médicos e médicas autônomos que contraíram a Covid-19 e ficaram impedidos de trabalhar, sofrendo dificuldades financeiras em decorrência da doença. O mesmo auxílio também pode contemplar familiares de médicos ou médicas falecidos/as em decorrência da Covid-19. Os auxílios serão pagos com recursos oriundos de multa trabalhista paga em ação movida pelo Simepar contestando a terceirização de médicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).
Saiba como participar
A diretoria do Simepar elaborou um regulamento específico para destinar os recursos disponíveis para o auxílio financeiro aos médicos e médicas. Portanto, os/as profissionais que necessitem de auxílio devem ler o regulamento e emitir requerimento para a diretoria do Sindicato.
Regulamento do Projeto de Auxílio aos Médicos Contaminados pela Covid-19 (link)
Segundo o presidente do Simepar, Dr. Marlus Volney de Morais, “a grande tragédia que a pandemia causou (e ainda causa) na população em geral e na classe médica em particular não pode ser ignorada. As consequências que ainda se observam nas famílias enlutadas e naquelas que sofreram por incapacidade temporária ou permanente podem sim ser minimizadas.”
“É disposição do Sindicato dos Médicos no Paraná ajudar nesta minimização. A proposta que aqui está comunicada oferece alento e ajuda aos bravos profissionais que tiveram a desventura do contágio e da doença. Mantemos sempre o nosso propósito de prestar apoio aos médicos do Estado.” Completou.
Em breve, o Simepar também disponibilizará atendimento psiquiátrico para os médicos e médicas que tiveram a saúde mental abalada pela pandemia. Esse projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Associação Paranaense de Psiquiatria – Appsiq. Ainda estão previstos cursos de capacitação em gestão pública e homenagem com Menção Honrosa para profissionais de destaque na medicina e na saúde.
Leia mais informações do Simepar clicando aqui
Conheça outras entidades parceiras do Saúde Debate