Eleuses Paiva assume a Secretaria da Saúde de São Paulo


O médico Eleuses Vieira de Paiva foi empossado como secretário da Saúde do Estado de São Paulo no dia 9 de janeiro, em cerimônia no Centro de Convenções Rebouças – que contou com a presença do governador do estado, Tarcísio de Freitas, do ex-secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, e de familiares e diversos amigos e colegas da Diretoria da Associação Paulista de Medicina.

O início da cerimônia foi conduzido por Gorinchteyn, que destacou que a passagem de sua função para Eleuses Paiva simboliza não apenas uma satisfação, mas uma tranquilidade e continuidade dos valores éticos, morais, científicos e humanos. O ex-secretário relembrou que apesar de a Pasta ter estado diante do maior desafio de sua história, a pandemia de Covid-19, o empenho dos profissionais da Saúde foi exemplar, contribuindo para que não faltassem leitos, oxigênios, medicações e vacinas no estado.

“Meu querido Eleuses, deixo tudo isso de herança para você, além de outras obras muito boas que você terá a oportunidade de inaugurar. Também deixo uma equipe de honra que nos orgulha, que mostrou a sua coesão, responsabilidade, garra e o quanto são capazes de fazer muito bem. Muito obrigada pelo apoio, foi uma missão cumprida com dignidade, honestidade, respeito, ética e cidadania”, complementou Gorinchteyn, que é infectologista.

O discurso de posse do novo secretário foi marcado pelo seu reconhecimento ao Sistema Único de Saúde, salientando que esta é a principal política social concedida pela Constituição Federal de 1988 – de modo que se antes já existiam razões de sobra para que a população se orgulhasse do SUS, a pandemia de Covid-19 consolidou a importância do sistema público e universal, sobretudo em um País com desigualdades sociais e econômicas…



Leia Mais >