Ana Cláudia Mendes é coordenadora da Comissão de Qualidade e Governança Corporativa
Existia uma grande expectativa referente ao projeto encaminhado pela Comissão de Qualidade e Governança Corporativa em 2022, especialmente com a RN 518, da ANS. Foram meses de trabalho que resultaram no lançamento da Pesquisa de Maturidade, projeto capitaneado por Ana Cláudia Mendes, coordenadora da Comissão, que conversou conosco sobre os resultados obtidos nesse grande projeto e seu futuro.
1. Ana Cláudia, antes de tudo, gostaríamos que se apresentasse e falasse mais sobre a Comissão de Qualidade e Governança e o trabalho que realizaram em 2022. Como define esse período com a Comissão?
A comissão tem como principal objetivo contribuir para implementação de boas práticas em Qualidade e Governança Corporativa para as autogestões, potencializando o alinhamento de forma sinérgica e padronizada para que as filiadas atinjam os seus desafios da melhor forma possível.
Assumi a coordenação da comissão em janeiro de 2022, o primeiro passo foi organizar um plano de trabalho com todas as possíveis frentes de atuação da comissão no ano, onde foram identificados 4 possíveis etapas. Em seguida o plano foi apresentado para validação/priorização da comissão, que optou em trabalhar em 2022 com Maturidade de governança corporativa em relação a RN 518 da ANS.
Diante dessa prioridade, foi desenvolvido um plano de ação com todas as etapas para cumprimento do plano e acompanhamento mensal do status.
A comissão optou em construir uma pesquisa que avaliasse o grau de maturidade das autogestões em governança. Foi desenvolvido um questionário de autoavaliação com todos os pilares para atingimento da RN 518 da ANS.
2. Nesse fim de ano vocês estão apresentando os resultados da Pesquisa de Maturidade, um projeto que vem jogando luz sobre vários elementos primordiais na saúde suplementar. Como foi realizar esse trabalho?
A pesquisa de Maturidade em…