A Academia de Medicina de São Paulo (AMSP) realizou, na noite da última terça-feira, 13 de dezembro, a cerimônia de posse de seus novos membros. A solenidade aconteceu no auditório da Associação Paulista de Medicina (APM) e foi conduzida por José Luiz Gomes do Amaral, presidente de ambas as instituições.
Além de Amaral, a mesa de honra foi composta por Marilene Rezende Melo, 1ª tesoureira da AMSP e diretora de Assuntos Científicos da Associação Brasileira de Mulheres Médicas (ABMM); por Akira Ishida, 3º vice-presidente da APM e 1º tesoureiro da Associação Médica Brasileira (AMB); por Paulo Manuel Pêgo Fernandes, secretário geral da AMSP e diretor Científico da APM; e por Antônio José Gonçalves, 2º vice-presidente da APM e secretário geral da AMB.
“Depois de dois anos afastados e nos vendo por telas, é um imenso prazer estar próximo de vocês novamente. Após este longo período de afastamento trágico, em que tivemos que deixar colegas e nos deparamos com inúmeras dificuldades, hoje nos reencontramos, felizes em vermos nossos amigos. O reencontro é uma razão a mais à felicidade que já teríamos em empossar os novos acadêmicos da nossa Academia”, disse o presidente da AMSP e da APM.
Os recipiendários da solenidade foram César Eduardo Fernandes, Cláudio Santili, Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, José Maria Soares Junior, Magda Maria Sales Carneiro Sampaio, Osmar Monte e Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho – cada um saudado por diferentes acadêmicos. Todos manifestaram a satisfação por poderem adentrar à AMSP em seus discursos e realizaram o juramento de posse da Academia.
“Celebramos hoje a renovação do quadro da Academia de Medicina de São Paulo e a memória daqueles que precedem os não menos ilustres novéis acadêmicos. Agora, escreveremos as novas páginas que cabem à instituição, na história do futuro da Medicina. A vossa eleição a este sodalício…