A AstraZeneca, responsável pela vacina contra Covid-19 desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, anunciou nesta terça-feira (22 de junho) que o imunizante é eficaz contra as variantes Delta e Kappa, identificadas pela primeira vez na Índia. As conclusões surgiram a partir de um estudo realizado pela instituição de ensino britânica.
A Oxford investigou a capacidade de os anticorpos monoclonais de pessoas recuperadas da Covid-19 e vacinadas neutralizarem as variantes, com base em uma análise da agência de Saúde Pública da Inglaterra, divulgada na semana passada. A agência classificou que as vacinas da AstraZeneca e da Pfizer oferecem proteção acima de 90% contra internamentos que possam ser causados a partir de infecção pela variante Delta do coronavírus.
Leia também – Qual é o tamanho do risco de trombose com a vacina contra Covid-19?
Na semana passada, a AstraZeneca havia informado que a sua vacina tem eficácia de 64% contra a variante indiana, que recentemente recebeu o nome de variante Delta. Em comunicado, o laboratório informou que a vacina tem eficácia de 92% contra hospitalizados entre os infectados por essa variante, que se tornou motivo de preocupação em todo o mundo por sua rápida transmissão.
* Com informações do UOL
Leia também – Posso escolher a vacina contra Covid-19?
Leia também – Entenda como funciona a produção de uma vacina em cinco passos