Empreendedorismo médico: como profissionais da saúde têm potencializado suas carreiras online

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(Foto: Ilustração/Freepik)

Em 2020, ano em que começou a pandemia mundial de Covid-19, o estudo Demografia Médica no Brasil, resultado da colaboração entre Conselho Federal de Medicina (CFM) e Universidade de São Paulo (USP), apontou que existiam mais de 500 mil médicos no Brasil. É o maior quantitativo e a maior densidade de profissionais já registrados desde o começo do século.

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Diante do aumento no número de médicos nas mais diversas especialidades, torna-se bastante comum que exista também uma maior concorrência entre eles. É aí que entra o empreendedorismo, como forma de diferenciar e destacar carreiras. Hoje, com a evolução constante da internet e suas ferramentas, profissionais das mais variadas áreas, inclusive os da saúde, têm a chance de potencializar seus negócios, fazendo do universo digital uma vitrine dos serviços médicos. Afinal, quem não é visto, não é lembrado!

Quando bem utilizado, o universo digital pode ser uma boa estratégia de alavancagem. O marketing médico, termo correto para esse tipo de ação, consiste em aproximar os profissionais de seus pacientes atuais e fidelizar essa relação que já é desenvolvida no consultório, além de prospectar novos potenciais pacientes, ao ser capaz de transmitir conhecimento, seriedade e confiança por meio das interações online.

Por outro lado, não é tão fácil quanto parece. Atuar como empreendedor digital em qualquer rede social requer muita responsabilidade, principalmente em relação ao conteúdo postado, e como ensina o Você.Expert para Médicos, vai muito além de ser um influenciador digital. Na realidade, criar autoridade online é apenas uma das mais de 50 aulas do curso.

E quando se trata de divulgação envolvendo a área da saúde, é preciso redobrar a atenção. O Conselho Federal de Medicina (CFM) é o órgão responsável pela fiscalização e o faz através da resolução 2126/2015, que rege as normas de autopromoção médica. Algumas condutas consideradas proibidas nas redes sociais de maneira geral são: fazer propaganda de método ou técnica que não seja reconhecida pelo CFM; participar de anúncios de empresas comerciais ou de seus produtos; publicações taxadas como sensacionalistas, de autopromoção ou com concorrência desleal.

Médicos utilizando a internet e seus inúmeros recursos para conseguirem potencializar suas carreiras não é uma tendência observada apenas no Brasil. Aqui nos Estados Unidos, onde moro atualmente, a separação entre o digital e offline já não existe mais para a área da saúde.

No entanto, são poucos os médicos no Brasil que têm ou desenvolvem as habilidades necessárias para atuar no empreendedorismo digital. Como já é sabido, o ambiente digital é bastante concorrido e seus consumidores, cada vez mais exigentes. Com insights identificados a partir da passagem de profissionais pela Você.Expert para Médicos, pudemos identificar que muitos, por mais que achem o empreendedorismo médico online uma opção interessante, carecem de expertise para o pontapé inicial de seus próprios negócios.

Existem cursos online que podem ajudar a desenvolver o preparo necessário para garantir sucesso. Com apenas algumas aulas do curso certo, é possível realizar uma transformação. Os médicos precisam sair na frente e assim evitar perder pacientes para os novatos do mundo digital, que já nasceram online. O segredo é criar um novo olhar para descobrir oportunidades digitais onde ninguém mais vê. A capacitação é um dos melhores caminhos para se preparar para o “Novo Mundo”, no qual os negócios digitais escalam para você.

*Candice Pascoal é criadora e apresentadora da plataforma de ensino Você.Expert

*Informações Assessoria de Imprensa