Por que as proteínas são importantes?


(Foto: Ilustração)

Se ao ler a palavra proteína você logo pensa em carne ou ovos, saiba que essas moléculas estão presentes em maior ou menor quantidade em todos os alimentos, incluindo os vegetais. As proteínas são de fundamental importância para diversos processos do organismo humano, desde a estrutura das células até a imunidade.

Alimentação saudável: confira 10 passos!

Em alimentações restritivas ou não, o consumo de proteínas é indispensável, porque essas moléculas garantem os aminoácidos essenciais, aqueles que o corpo não produz. Para saber mais sobre as funções das proteínas e as diferenças entre as de origem animal e vegetal, continue lendo.

Quais são as principais funções da proteína?

É comum ouvirmos falar sobre consumo de proteínas quando o assunto é ganho de massa muscular ou sensação de saciedade, mas o trabalho dessas moléculas vai muito além disso. As proteínas são vitais para o funcionamento do organismo, atuando nas mais diversas funções.

Estruturalmente, as proteínas estão nas membranas de células que transportam as substâncias por todo o corpo, nos cromossomos do DNA e nos elementos que tornam os órgãos e tecidos elásticos e resistentes.

No metabolismo, essas moléculas regulam os níveis de glicose, fazem parte do hormônio do crescimento e nivelam as reações químicas do organismo. Essa última função é de responsabilidade das enzimas, um tipo de proteína que mantém tudo funcionando no corpo.

As proteínas ainda têm funções de defesa, já que estão presentes nos anticorpos e evitam hemorragias por meio da coagulação. Também são relacionadas à liberação de neurotransmissores e responsáveis pela concentração, aprendizado e memória.

Elas transportam oxigênio no sangue e nos músculos e ajudam o organismo a reservar nutrientes indispensáveis para a manutenção da vida. Na digestão, as enzimas são as proteínas que quebram os nutrientes para que eles…



Leia Mais >