Vacinação contra Covid-19 por idade: quando vai chegar a minha vez?

Curitiba (PR) se tornou mais uma cidade a confirmar a vacinação contra Covid-19 por idade. “Mas quando vai chegar a minha vez?”, se perguntaram muitos curitibanos a partir da divulgação, nesta terça-feira (1º de junho). O novo cronograma tem início com as pessoas que vão completar 60 anos até o dia 31 de dezembro. Depois disso, serão chamadas por faixa etária, decrescente, conforme o envio de mais doses de imunizantes contra a doença. A vacinação contra Covid-19 por idade em Curitiba começa nesta quarta-feira (2 de junho).

A abertura da vacinação por idade acontece após o Ministério da Saúde autorizar este modelo. Antes disto, Curitiba já havia solicitado à pasta um cronograma de imunização por idade. Após a nova diretriz do ministério, Paraná também anunciou que seguiria a vacinação contra Covid-19 por idade.

Leia também – Quando eu vou poder me vacinar? Ministério da Saúde abre vacinação para a população em geral por idade

Leia também – Pandemia pode ser controlada com 75% da população vacinada, mostra estudo em cidade paulista

“Com a vacinação dos idosos e do grupo de comorbidades concluída, o principal risco está para pessoas entre 50 a 59 anos”, explica a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

A vacina será aplicada, nesta quarta-feira (2), em 18 pontos de vacinação contra a Covid-19 da cidade, das 8h às 17h. Para se vacinar, será necessário apresentar um documento com foto, comprovante de residência de Curitiba e levar uma caneta.

Para facilitar o processo de vacinação e evitar filas, a Secretaria Municipal da Saúde pede que as pessoas que não são pacientes do SUS Curitibano preencham antecipadamente o cadastro na plataforma Saúde Já, pelo aplicativo de celular ou pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br.

A vacinação por idade ocorrerá do mais velho para o mais novo, na faixa entre 59 a 18 anos, na medida em que forem sendo disponibilizadas novas doses pelo governo federal. Ainda não há previsão de quando poderão ser abertas novas faixas etárias.

Paralelamente, em Curitiba, continua a aplicação da primeira dose nas pessoas com 60 anos ou mais que, por ventura, ainda não tenham recebido a vacina. Além disso, a imunização dos profissionais da educação foi ampliada e atenderá os que têm 47 anos ou mais. Estão sendo atendidas, ainda, pessoas com comorbidades entre 18 e 59 anos, e pessoas com deficiência permanente de 18 anos e mais. Nesta quarta-feira (02) será realizada também a segunda dose dos idosos da faixa de 81 anos que receberam a vacina AstraZeneca.

Leia também – Por que preciso continuar usando a máscara mesmo após tomar a vacina?

Leia também – Quanto tempo dura a proteção da vacina contra Covid-19?