Depois de dois anos ausente, devido à pandemia, o Suespar (Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná) está de volta. A sua 28ª edição recebeu aproximadamente 800 participantes, entre dirigentes, colaboradores, cooperados, parceiros e patrocinadores que atuam no Paraná e em diferentes localidades do país, reunindo mais de 40 palestrantes entre os dias 25 e 28 de agosto, em Foz do Iguaçu, para debater os desafios e as oportunidades para o setor.
Durante a programação, que teve como norte o tema “Intercooperar para crescer”, grandes nomes do mercado dividiram conhecimento e fomentaram grandes debates em 15 salas temáticas e quatro plenárias. Ao resgatar cenários passados e relembrar características que trouxeram o Sistema Unimed até o momento presente, os participantes foram convidados a voltar o olhar para o futuro da saúde e para a concorrência que, inevitavelmente, tem se fortalecido rapidamente.
O anfitrião local, Isidoro Alvarez, presidente da Unimed Foz do Iguaçu, abriu oficialmente o evento, expressando a alegria de a cidade voltar a receber o Suespar. Em um discurso breve, falou sobre a união, a convergência de interesses e reforçou os laços de amizade nessa troca possibilitada pelo evento.
José Ricken, presidente do Sistema Ocepar, falou sobre rol taxativo, Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo), educação política e intercooperação, destacando o quanto o princípio da intercooperação, a atuação conjunta no interesse mútuo entre cooperativas, é importante “para avançarmos e aperfeiçoarmos o próprio sistema cooperativista”, frisou.
Omar Abujamra Júnior, presidente da Unimed do Brasil, elogiou o evento pela qualidade técnica de seu programa, lembrando que abre uma valiosa oportunidade de debate de temas fundamentais diante das transformações e dos desafios do setor da saúde, nesse período “conturbado no país e no nosso segmento”. Deixou uma mensagem de trabalho e confiança,…